Guarulhos Hoje

Pesquisa mostra que consumidores passaram a parcelar comprar em 12 vezes

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Desde 2019, o perfil que mais consome de forma parcelada são os Millenials (46,4%), nascidos entre 1981 e 1995, seguido da Geração Z (10,2%), proveniente de 1995 a 2010. Essa é uma das conclusões da pesquisa elaborada pela Koin, fintech pioneira no Brasil na modalidade que mais cresce em todo o mundo: Buy Now Pay Later (BNPL), que aponta também que no tocante a gênero a maioria dos consumidores são do feminino (58%). 

Os consumidores também expressaram mudança de comportamento: em 2019, 26,6% optavam pelo parcelamento em 4 vezes, mesma tendência apresentada em 2020 (25,8%). Já nos últimos dois anos o parcelamento em 12 vezes (21,6%) cresceu e alcançou preferência.

“Com cenário macroeconômico desafiador – com inflação acumulada nos últimos 12 meses em 7,17%, o que reduz drasticamente o poder de compra, e alta dos juros, com a Selic em 13,75%, o que dificulta e encarece o acesso ao crédito, e renda per capita média do brasileiro em R$ 1.353, a menor em 10 anos, de acordo com os últimos dados do IBGE – o brasileiro, que já tem o hábito de parcelar suas compras, está usando cada vez mais as opções de Buy Now Pay Later (BNPL), incluindo o pix parcelado. Por essa modalidade de pagamento, o consumidor consegue fazer uma compra a prazo sem a necessidade de um cartão de crédito ou exposição de dados”, explica Lucas Iván Gonzalez, Chief Product Officer da Koin. 

Metodologia 

A pesquisa foi realizada pela fintech Koin, com uma base de usuário de +500 mil pessoas. Foram entrevistados consumidores de diferentes regiões do Brasil sobre seu relacionamento e hábito de consumo. O levantamento de dados ocorreu em 2019, 2020, 2021 e primeiro semestre de 2022.  

Sair da versão mobile