Guarulhos Hoje

Novembro Azul alerta para a prevenção ao câncer de próstata

Sidnei Barros/PMG

Para quebrar tabus e estimular os homens a procurarem os serviços de saúde, a Prefeitura de Guarulhos preparou diversas atividades para o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município terão atividades voltadas à orientação sobre a saúde geral e a prevenção a essa doença.

A campanha faz um alerta contra esse tipo de câncer, que é silencioso porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Eles só começam a surgir somente quando a doença está avançada, podendo provocar dificuldade em urinar, presença de sangue na urina e também dor na região das costas, principalmente na região lombar.

É sempre muito importante estar atento aos sinais do próprio corpo e procurar atendimento médico sempre que apresentar algum problema, como dificuldade ao urinar, dor na região dos rins ou durante as relações sexuais. Nos casos em que há diagnóstico de câncer na família, independente se for de próstata ou não, é necessário procurar orientação médica o mais rápido possível. A prevenção deve começar a partir dos 40 anos.

Atividades

Nas UBS haverá distribuição de panfletos sobre os cuidados com a saúde do homem, como a importância da realização do exame PSA quando indicado. Se o homem tem alteração no tecido prostático, tanto benigno como maligno, ela será detectada no exame de sangue, o PSA. Ele pode detectar a hiperplasia benigna prostática ou um tumor cancerígeno. Também serão realizadas rodas de conversa sobre a saúde do homem e a importância da prevenção, além de orientação sobre os malefícios do tabagismo.

As duas datas mais importantes do Novembro Azul serão o dia 23, quando será feita uma conscientização em todas as UBS, e o dia 26, um sábado, quando todas as UBS abrirão para a realizarão de um check-up voltado à saúde do homem, com a realização de consultas de enfermagem (previamente agendadas pela unidade), testes de sífilis, HIV e hepatites, avaliação da glicemia e pressão arterial, avaliação do IMC (índice de massa corporal) e encaminhamento, quando necessário, para consulta médica e de enfermagem de rotina da unidade.

Sair da versão mobile