Quem passar em frente ao Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, nos próximos dias vai notar cores diferentes em sua fachada, faixas verde e amarela que, muito além de decorar, também colocam o teatro mais antigo da cidade no clima da Copa do Mundo. Neste domingo (20), às 13h, a cerimônia de abertura e a rodada de estreia do Grupo A entre Catar e Equador marcam o início da competição.
“Mais que demonstrar nosso apreço e torcida pelo time brasileiro, a ideia é mostrar para a comunidade do entorno que o Teatro Padre Bento é um organismo vivo, um espaço alinhado com o que acontece no mundo do esporte, principalmente porque, em um evento como a Copa, temos a oportunidade de saber mais sobre outros países, sobretudo seus aspectos sociais e culturais”, explicou o secretário de Cultura, Professor Jesus.
Vale dizer que as orquestras Gru Sinfônica e Jovem são residentes do Teatro Padre Bento, que também abriga as atividades artísticas e pedagógicas em dança, teatro, canto e circo da Escola Viva de Artes Cênicas, o corpo artístico da Banda Sinfônica Municipal de Guarulhos, coordenada pelo maestro Marcelo Mendonça, e a Roda de Choro do Samuka, coordenada pelo professor Jotagê Alves, grupos que utilizam o espaço para ensaios, apresentações e pockets.
O Brasil estréia na Copa pelo Grupo G nos dias 24 (quinta-feira) às 16h contra a Sérvia, no dia 28 (segunda-feira) às 13h contra a Suíça e no dia 2 de dezembro (sexta-feira) às 16h contra Camarões. Nessas datas, as atividades oferecidas pela Secretaria de Cultura no Teatro Padre Bento não serão impactadas pelos jogos.
Vila das Palmeiras e AD Guarulhos
Em tempos de Copa, a decoração da fachada do Teatro Padre Bento resgata ainda a antiga tradição e paixão do Jardim Tranquilidade pelo futebol. No bairro, o Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira recebe jogos da Associação Atlética Flamengo e da Associação Desportiva Guarulhos. Em memória ao Vila das Palmeiras, time de várzea fundado em 1964 e que depois tornou-se o AD Guarulhos, em 2007 surge sua torcida organizada, formada por entusiastas do bairro, que seguiu até 2019.
Para conhecer a programação cultural que acontece em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.