Maria Menezes
Os casos de covid-19 vêm aumentando na cidade, assim como no país, devido a circulação de uma nova variante da doença. De setembro para outubro, o número de casos cresceu 385%, passando de 87 para 422, enquanto os óbitos cresceram 400%, passando de um para cinco mortes registradas em Guarulhos, segundo a Secretaria da Saúde.
Apesar do aumento de casos em relação ao último mês, a quantidade de positivos é baixa em relação aos dois maiores picos da doença, em janeiro, quando foram registrados 19.911 casos e junho, segundo pior mês no ano, com 6.684 testes positivos, seguido de julho mês em que a cidade contabilizou 3.558 casos e fevereiro (2.550). Dos últimos nove meses, foi em setembro que Guarulhos teve a menor taxa de pessoas positivadas, com 87 casos, seguido de março, com 380 e abril (457).
Os casos voltaram a crescer significativamente em maio, no mês, 2.026 testes deram positivo para a doença, atingindo o segundo pico do ano nos meses seguintes. Em agosto os casos voltaram a abaixar, o mês teve 293 casos. Veja os números exatos na tabela abaixo:
Em relação aos óbitos, os meses com maior quantidade foram janeiro, com 173 mortes e fevereiro com 129. De março em diante esses números foram reduzidos, voltando a crescer em junho e julho, quando 44 pessoas foram vítimas fatais em cada mês, diminuindo novamente a partir de agosto, mês com 12 óbitos. Em setembro um foi registrado e em outubro cinco. Os dados exatos estão na tabela abaixo:
Ao todo, já foram registrados 36.368 casos positivos da covid-19 e 456 óbitos em decorrência da doença. Apesar do novo aumento de casos, as mortes e casos graves são, em maioria, de pessoas com a vacinação atrasada ou com idades avançadas. Dessa forma, a Saúde destaca a importância de se manter imunizado, com a carteira da vacinação em dia.