GCM Ambiental resgata arara-canindé e carcará incapazes de voar

Divulgação
- PUBLICIDADE -

O patrulhamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou nesta segunda-feira (21) uma arara-canindé e uma ave de rapina carcará, impossibilitadas de voar e perdidas em residências de bairros distintos, após chamados recebidos pelo telefone 153. Os animais foram socorridos pelos agentes e estão sob cuidados profissionais.   

Em uma casa do Parque Jandaia uma família encontrou o carcará após desconfiar dos latidos dos cães, que tentavam alcançá-lo. A ave tem apenas um pé e não conseguia sair da sacada, uma vez que não possui força suficiente em apenas uma perna para impulsionar voo. Estava calma e foi retirada da sacada com um puçá (espécie de rede) pelos agentes. Sem garras para caçar e capacidade de voar, não pôde voltar à natureza e foi levada ao Zoológico de Guarulhos.

A arara-canindé estava na sacada de um sobrado no Jardim Presidente Dutra, onde reside um casal. Eles a levaram para o interior da casa e aguardaram o resgate, que fez o acolhimento da ave tranquilamente com luvas, colocando-a em uma caixa para transporte. A equipe observou que o animal está incapaz de alçar voos altos devido às poucas penas que possui nas pontas das asas e nos membros inferiores. De acordo com o agente Valdomiro Gonçalves, essa é uma caraterística de pássaros criados em cativeiro, pois os criadores costumam podá-los para impedir que fujam.

Devido à suspeita de criação em cativeiro, a arara não pôde ser solta na natureza e está sob os cuidados dos agentes de patrulhamento ambiental até que um órgão especializado possua vaga para recebê-la. Durante o período será fornecida alimentação adequada ao bicho, com rações e frutas, higienização e ambientes confortáveis para a espécie.

GCM Ambiental

O munícipe que encontrar algum animal silvestre deve ligar para a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

- PUBLICIDADE -