Alunos da EPG Zuzu Angel participam da Semana da Ciência

Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Durante a última semana a EPG Zuzu Angel, na Vila Alzira, realizou a Semana da Ciência com o objetivo proporcionar a vivência de experiências científicas aos alunos. Com base nas propostas dos doutores Maria Eunice Ribeiro Marcondes (Universidade de São Paulo) e Emerson Izidoro dos Santos (Instituto Federal de São Paulo) e nas metodologias do ensino por investigação apresentadas por Matheus Fernandes Mourão, as proposições envolveram diversas áreas da ciência, além de ressaltarem sua importância no dia a dia.

Por meio da utilização de recursos do cotidiano e observações que realizaram em suas casas, ruas e escola, os alunos da educação infantil e do 1º e 2º ano do ensino fundamental, em grupos, puderam expor os conhecimentos apreendidos sobre materiais, cores e formas, além de realizarem demonstrações e descreverem os fenômenos comuns em cada experiência.

Algumas experimentações foram bastante significativas aos grupos, tais como as mudanças de cores do repolho roxo no disco de Newton em movimento, a reação causada pelas interações entre corante, leite e detergente, a produção de gás para encher uma bexiga, a reação do vinagre com bicarbonato de sódio, entre outras.

A Semana da Ciência na EPG Zuzu Angel também apresentou mulheres negras cientistas, expondo suas descobertas e conquistas e ampliando o conhecimento dos alunos sobre a importância do trabalho científico desenvolvido pelas mulheres ao longo da história.

Para a diretora da unidade escolar, Sara Santana, a Semana da Ciência foi animadora e surpreendente, já que as crianças foram muito participativas e se interessaram bastante pela atividade desenvolvida. “Houve uma roda de conversa em hora-atividade com as professoras sobre as possibilidades de experiências possíveis de serem feitas, além de formas de utilizar o método científico ou o ensino por investigação em outros momentos, como na exploração de ambiente e dos materiais e na alfabetização”, disse.

Além de evidenciar de que maneira a ciência está presente no cotidiano dos alunos, ação alinhada com a proposta curricular da rede municipal de ensino, que prevê a exploração, a observação e o conhecimento das propriedades dos materiais no estudo científico, a Semana da Ciência relacionou os avanços tecnológicos da Humanidade com as funções dos cientistas de modo a estimular o interesse dos alunos pelo tema.

- PUBLICIDADE -