Educação digital: um passo importante para o ensino do futuro

Antes da pandemia já havia discussão sobre o modelo convencional da educação que, com a evolução tecnológica e principalmente o advento da internet, não atendia mais as demandas dos alunos que estão cada vez mais conectados.

O fechamento das escolas e a implantação das aulas on-line, acabaram acelerando a discussão e o sistema digital se consolida como o modelo de ensino do futuro.

Em Guarulhos, o programa Saberes em Casa, criado durante a pandemia, permanece mesmo com a retomada das aulas presenciais. O projeto foi consolidado na rede municipal de ensino, tornando-se política pública a partir da lei 7.921, de 07 de julho de 2021, que instituiu a Política Municipal de Atividades Complementares Remotas por meio desse programa. Durante as aulas presenciais a ferramenta complementa as propostas educativas desenvolvidas nas unidades escolares tendo por base as diretrizes traçadas pela proposta curricular do município, o que contribui para as aprendizagens dos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Às terças e quintas-feiras novos programas são transmitidos pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube. Além do canal, o site saberesemcasa.guarulhos.sp.gov.br oferece roteiros de estudo, como a revista bimestral Saberes e Aprendizagens, orientações didáticas e desafios do dia, ferramentas que podem ser utilizadas por professores, famílias e, principalmente, pelos alunos.

A programação atualmente é composta pelos seguintes blocos: Linguagens (inglês, artes e educação física), Vivências na Creche, É Brincando que se Aprende, Além das Letras, Desafio do Dia e EJA, Libras em Casa e Desenvolvimento de Autonomia.

Já na rede estadual o destaque é o Centro de Mídias SP, uma plataforma composta por dois canais digitais abertos e por um aplicativo que permite acesso a diversos conteúdos para professores e estudantes. Ele tem como objetivo contribuir com a formação dos profissionais da rede e ampliar a oferta aos alunos de uma educação mediada por tecnologia, de forma inovadora, com qualidade e possibilitando ampliar os horizontes do ensino tradicional.

Nesse espaço, podem ser encontrados conteúdos cuidadosamente elaborados por especialistas e oferecidos por meio de tecnologias digitais. As aulas estão sendo transmitidas a partir de estúdios de TV e podem ser acompanhadas, ao vivo, pelo aplicativo do Centro de Mídias SP, suas redes sociais, e, ainda, pelos canais digitais da TV Educação (Anos Finais, Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos) e da TV Univesp (Educação Infantil e Anos Iniciais). Os conteúdos apresentados ficam disponíveis para consulta de alunos e educadores, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem, fomentando a cultura digital e permitindo maior conexão entre todos os integrantes da rede.

- PUBLICIDADE -
" "
" "