Neste ano até o momento foram plantadas 1.888 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica regional em diversos bairros da cidade preferencialmente em localidades onde estão identificadas ilhas de calor como Cocaia, Cumbica, Pimentas e Bonsucesso. Desde o início da atual gestão foram plantadas 36.505 árvores.
Cada localidade recebe espécies diferentes. As áreas livres ao redor das alças do trevo de Bonsucesso, por exemplo, receberam peroba, ipê, cedro, jacarandá e grumixama. Porém, há outras espécies como pau-brasil, quaresmeira, pitangueira, mirindiba, araçá, ipê (amarelo, branco e roxo), jabuticaba-cereja-do-Rio-Grande, jatobá, urucum e pau-ferro, todas naturais da Mata Atlântica regional, que também já foram plantadas na cidade, sendo todas elas apropriadas para o plantio em áreas urbanas.
De acordo com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), as regiões privilegiadas são bairros nos quais a temperatura ambiente costuma ser mais alta do que a registrada nas demais regiões da cidade, especialmente naquelas mais arborizadas.