Apesar dos investimentos que têm sido feitos pela prefeitura no sentido de melhorar a infraestrutura viária, bem como reestruturar o sistema de transporte, inúmeras ações ainda precisam ser realizadas, em especial quanto ao transporte público coletivo e a mobilidade ativa.
Segundo o Plano de Mobilidade Urbana de Guarulhos, é necessária uma intervenção tanto em abertura de vias, quanto no melhoramento de vias existentes, seja para alargamento com obras pontuais em cruzamentos ou transposições, que garantam a abrangência e fluidez no sistema viário. É neste contexto que a Prefeitura de Guarulhos tem atuado, procurando investir em infraestrutura viária, bem como na elaboração de estudos e planejamento da mobilidade urbana para o município, com ênfase na estruturação do serviço de transporte coletivo e na mobilidade ativa.
Uma das ações em planejamento junto ao governo estadual é a implantação de uma passagem subterrânea na avenida Paulo Faccini sob a avenida Tiradentes. O objetivo é firmar uma parceria entre Estado e município neste momento em que o projeto da Linha 19-Celeste do Metrô, que ligará Guarulhos a São Paulo, já está em andamento.
Segundo o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano, o projeto inicial prevê a construção da passagem subterrânea na Paulo Faccini, eliminando o semáforo no cruzamento com a avenida Tiradentes, o que deve ajudar a acabar com o estrangulamento do trânsito naquela região. “Trata-se da principal esquina do Centro, que precisa de uma solução inteligente e que envolva os menores custos possíveis”, disse.
Entre os principais benefícios da implantação da passagem subterrânea estará a maior fluidez do tráfego na região, que registra congestionamentos em horários de maior movimento. A opção por essa arquitetura evita também desapropriações no entorno, segundo o secretário de Obras, Francisco Carone. “Esse sistema é mais simples e eficiente, já que não necessita de alças de acessos ou grandes obras de arte”, explicou.