Supermercados de vizinhança aquecem mercado imobiliário

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Uma das alavancas da reação do mercado imobiliário de pequenas lojas de rua é a forte expansão do supermercado de vizinhança, que ganhou força na pandemia. O GPA, por exemplo, abriu no ano passado 44 lojas de proximidade com a bandeira Minuto Pão de Açúcar.

Em meados do ano passado, a concorrente mexicana Oxxo tinha como meta encerrar 2022 com 200 lojas em funcionamento, a maioria na cidade de São Paulo. Procuradas pela reportagem, as ambas as empresas não quiseram falar sobre a situação atual e os planos de expansão.

Para o consultor de varejo e presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, a abertura de supermercados de vizinhança e a retomada dos serviços com a arrefecimento da pandemia dão gás ao mercado de locação de lojas de rua. No entanto, ele observa que esse não é o cenário para o grande varejo neste ano. “Para o grande varejo, vejo uma desaceleração, por causa dos juros elevados. Esse é um ponto de consenso na discussão nas grandes companhias.”

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