O presidente da Câmara Municipal, Ticiano Americano (Cidadania), se reuniu com os veículos de imprensa de Guarulhos, inclusive o HOJE, em seu gabinete para anunciar novas medidas de sua gestão, que teve início no dia 1º de janeiro.
Na coletiva, Ticiano falou sobre a possibilidade de cancelar a realização do concurso público do Legislativo, com mais de 200 vagas, aberto ano passado.
“Em duas semanas, deverá sair a decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) sobre o processo que pode cancelar o concurso aberto no ano passado, que mesmo com um parecer jurídico da Câmara, da gestão anterior [do ex-presidente Fausto Martello], teve continuidade. Se for cancelado, os candidatos terão de volta o dinheiro pago [da inscrição]. Vamos aguardar o julgamento do mérito”.
Durante café com jornalistas, realizado no gabinete da presidência do Legislativo, Ticiano anunciou medidas administrativas que pretende colocar em prática o mais rápido possível. Entre as medidas, ganham destaque três: acabar com o uso do papel nos processos legislativos, tanto em respeito ao meio ambiente como à economia dos cofres públicos; lançar a Câmara Itinerante, uma forma de aproximar ainda mais o Legislativo e, consequentemente, cada um dos vereadores à população (as sessões ocorreriam em espaços públicos) e implantar um wi-fi no plenário da Câmara exclusivo para jornalistas, como forma de agilizar o trabalho da imprensa durante as sessões.
“Queremos levar à população as ações da Câmara de maneira transparente e a imprensa é muito importante neste papel. A Casa de Leis estará sempre aberta ao povo de Guarulhos e aos jornalistas”, disse Ticiano Americano, ao lado do novo secretário de Comunicação, jornalista Paulo Manso.