Neste sábado (11), Guarulhos recebe a 12ª edição do Campeonato Paulista de Futebol de Aamputados a partir das 7h30, com abertura oficial às 9h, seguindo até às 15h no Estádio Municipal Cícero Miranda, localizado na Rua Francisco Gonzaga Vasconcellos, 123, na Vila Rosália.
No evento haverá a participação das equipes:
- Corinthians (Mogi das Cruzes);
- Evolução (Sorocaba);
- Guarulhos/Estrela de Guarulhos (Guarulhos);
- Leões RB (Caieiras);
- Ourinhos (Ourinhos);
- Ponte Preta (Campinas);
- Portuguesa (Mogi das Cruzes);
- São Bento (Sorocaba)
Com público estimado, na interação do evento, de aproximadamente 200 pessoas com amputação, 30 profissionais da área e 20 voluntários devidamente treinados para o atendimento de todas as situações pertinentes ao evento.
No evento há a importante supervisão da Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos (ABDF), seguindo todos os protocolos de biossegurança vigentes.
Quanto a modalidade é praticada por pessoas com amputação unilateral ou má formação congênita de membro inferior, que com auxílio de muletas do tipo canadense jogam na linha , para quem atua como goleiro, amputação ou má formação do membro superior.
O Time Guarulhos Futebol de Amputados representa a cidade e se mostra cada vez ais preparado, sendo um dos grandes nomes da modalidade.
Com a realização do Guarulhos Futebol de Amputados, Estrela de Guarulhos e Inine eventos esportivos, o evento será aberto ao público e conta com o apio do secretário municipal de Esportes, Brazuca Bet Club, Projeto Entre Nessa Onda, Zero Grau Bebidas, Uni Tranportes, Cooper G4, Innova Brookers, Inteligência em Soluções, Imobiliárias e Seguros. Na divulgação estão Guarulhos HOJE, TV Guarulhos, Click Guarulhos, Gru diário, Folha do Ponto, CNove Guaru TV, Rede Cidade Live e os programas televisivos Câmera Esportiva e Cidade em Debate
Time Guarulhos Futebol de Amputados
O projeto da Equipe Guarulhos Futebol de Amputados teve início em um evento inclusivo ocorrido na cidade de Guarulhos em 2017 quando um dos Gestores do Time, que é profissional de educação física, Rafael Calazans, observou o talento que alguns dos participantes demonstraram e decidiu dar início ao trabalho com o apoio da jornalista Kássia Franco. No final de 2019 através da indicação de atletas que faziam reabilitação em clínicas da cidade de Guarulhos, e com o intuito de ajudar pessoas por meio do esporte a manter a saúde física, também desenvolvendo um papel social e emocional de autoestima e valorização aos atletas, nasceu o Time Guarulhos Futebol de Amputados.
Formato das partidas
As regras são adaptadas para jogadores amputados divididos em 2 tempos de 25 minutos, onde cada equipe tem 7 jogadores, sendo 6 amputados ou com má formação congênita de um membro inferior jogando com muletas canadenses e 1 goleiro com amputação ou falta de função em um membro superior.