Para promover uma experiência ainda mais interativa aos frequentadores do Parque Estadual da Cantareira, a Urbia, gestora do local, anuncia a abertura de uma nova trilha para acessar uma das vistas mais bonitas da cidade de São Paulo: o mirante da Pedra Grande. O trajeto é autoguiado e contará com placas de educação ambiental, que destacam os principais animais e árvores encontradas pelo caminho.
O percurso se inicia pela Trilha das Figueiras, próximo ao Portão 5 do Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, que dá acesso à Cantareira. Formado por três quilômetros só de ida, o trajeto tem trechos suaves e outros mais intensos, sendo classificada como uma trilha de dificuldade média para alta. Em caso de previsão de fortes chuvas ou ventania, a Urbia orienta os visitantes a evitarem o acesso à trilha.
A nova trilha é permitida para pessoas de todas as idades, mas crianças precisam estar acompanhadas de seus responsáveis. Para tornar o passeio ainda mais confortável, é indicado utilizar botas ou tênis de caminhada, protetor solar, repelente, levar água e ter atenção a possíveis animais que possam ser encontrados no trajeto. Também haverá pontos de parada para que os visitantes possam descansar.
Vale destacar que com a abertura da nova trilha, a estrada de acesso ao mirante da Pedra Grande ficará para uso mais confortável pelos ciclistas e veículos de transporte interno. Além disso, o Parque Estadual da Cantareira também já conta com um conjunto de três trilhas, sendo elas: Trilha da Bica, Trilha do Bugio e Trilha das Figueiras.
Transporte público
Quem optar pelo transporte público poderá pegar uma das linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Tucuruvi, as alternativas são: 2020/10 Metrô Tucuruvi — Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana — Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana — Vila Albertina.