A psicanalista Edna Grace Franco Ferreira não só fez história no Lions Clube Guarulhos Norte, mas ela é a própria história do Clube, que completará 50 anos de trabalho social na cidade no próximo dia 22. Primeira mulher Companheira Leão e primeira a assumir a presidência do Clube, Edna está deixando um grande legado ao se afastar da presidência, cujo mandato é de um ano. Ela assumiu em 2022.
“A minha história é importante, além do que nós fizemos, pois é mostrar que a mulher pode estar lá. A mulher está presente na história dos 50 anos. Desde o primeiro dia de atividade do Clube, ele nunca existiria sem o trabalho das mulheres. As mulheres estão ocupando seus espaços. E não se trata de uma revolução ou uma guerra, mas de conquistas”, afirma.
Sua gestão sempre foi pautada na dedicação, amor ao próximo e companheirismo. E explica: “Não dá para fazermos nada sem os companheiros. Trabalhamos duramente para despertar o servir no sentido de alavancar a sociedade, ajudar e transformar. Olhando para trás, nessas cinco décadas, vendo toda as ações que colocamos em prática, fica o orgulho de formarmos cidadãos”.
E as ações foram muitas na presidência da Companheira Leão. A de mais destaque foi o combate à fome, uma das campanhas que formam os cinco pilares que o Lions investe, tanto em nível internacional como local.
A gestão de Edna acompanhou o pós-pandemia da covid-19, com o aumento exorbitante da fome, e a tragédia que se abateu no litoral norte de São Paulo, em fevereiro deste ano. Os números mostram a grandiosidade do trabalho do Clube: foram arrecadadas 13 toneladas de alimentos, que se transformaram em cestas básicas e mataram a fome de centenas de famílias.
Essa campanha também se estende, a cada mês, para as Casas André Luiz e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarulhos), além de comunidades carentes da cidade. “O Lions Clube Guarulhos Norte nunca se preocupou somente em construir obras para atender a população, mas com ações sociais, estendendo o braço para quem precisa”, enfatiza.
Indagada sobre o programa do Lions que mais toca o seu coração, Edna não pensa duas vezes ao responder: “Cartaz sobre a Paz”. Este programa é realizado em parceria com a ONU e envolve jovens de 11 a 17 anos, de escolas públicas e particulares.
“Neste programa, a gente trabalha determinado tema, sempre com o enfoque ‘Como construir a paz mundial’. Promovemos palestras que, também, mobilizam os professores. E propiciamos aos jovens a oportunidade de se expressar por meio de cartazes e redações sobre como construir essa paz. Os trabalhos passam por uma triagem, com exposição dos selecionados na sede da ONU, e seus autores são premiados”, explica.
Prestes a deixar a presidência, a primeira CaL do Lions Clube Guarulhos Norte, que escolheu como lema de sua gestão a frase “Força e Visão para Servir”, cumpriu a missão e levou a forte mensagem em cada ação social realizada para os mais necessitados: “Nós estamos aqui por vocês e para vocês”.
Lions investe em cinco pilares e realiza campanhas voltada para cada um deles
Fome, Diabetes, Visão, Câncer Pediátrico e o Meio Ambiente. Esses são os cinco pilares que dão a linha de ação do Lions Clube Internacional e que são expandidos para os Clubes de todo o Mundo. Em cima desses cinco pilares, o Lions Clube Guarulhos Norte, anualmente, realiza uma ação voltada para cada um.
As campanhas envolvem parceiros, como exemplo a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), no caso das campanhas Cárie Zero, que atende crianças até seis anos, inclusive com distribuição de kits de higiene bucal, e a de combate ao câncer bucal.
Na área da educação, são colocadas em prática nas escolas ações como Campanha do Livro, preservação do meio ambiente, entre outras várias. Uma delas, está em discussão entre a presidente Edna Grace e o Poder Público, que é a Lions Quest.
“Este programa é aplicado na base curricular nas escolas. O Clube patrocina os livros para as escolas e manda recursos para preparar os professores. Não é só a parte educacional, mas de formar cidadãos”, observa.
Guarulhos tem cinco Clubes e cerca de 170 associados
O Lions Clube está em 220 países e tem sede em Chicago, nos EUA. Em todo o mundo são 1,4 milhão de associados. Em 1951, veio para o Brasil, tendo o Rio de Janeiro como sede do 1º Lions Clube brasileiro.
Em Guarulhos, o ano era 1961 quando foi fundado o Lions Clube Guarulhos Centro, o primeiro. Doze anos depois, em 1973, o Clube Centro apadrinhou o Lions Clube Guarulhos Norte, que iniciou suas atividades no dia 22 de maio daquele ano.
Na Vila Rio de Janeiro, foi adquirido um terreno de 10 mil metros quadrados, onde foram construídos uma Unidade Básica de Saúde, uma escola municipal de Educação Infantil e um espaço para a Apae. Foi construída durante este trabalho uma creche no bairro do Lavras.
Hoje, Guarulhos dispõe de cinco Lions Clube com aproximadamente 170 associados. “Somos uma grande família”, enfatiza Edna Grace.