Adestramento de cães: entenda por que procurar ajuda ao educar seu pet

Amanda Callegari
- PUBLICIDADE -

Maria Menezes

A presença de um pet em casa pode alegrar a convivência no ambiente, mas, devido à dificuldade de comunicação com o amiguinho, o convívio pode se tornar estressante. Para esses momentos que o adestramento de cães se faz necessário. Através dos ensinamentos, que devem ser feitos por especialistas de forma calma e paciente, os animais passarão a entender os comandos que facilitarão a comunicação entre ele e seu dono.

Bruna Callegari, adestradora comportamental, explica que o adestramento passa a ser necessário a partir do momento em que muitas dúvidas sobre como educar o seu filhote passam a aparecer. “O ideal é buscar orientações antes mesmo da chegada do cão em casa, seja ele filhote ou adulto. Isso faz com que você tenha menos gastos financeiros desnecessários e menos dor de cabeça com surpresas indesejáveis quando voltar do trabalho”, disse.

O adestramento facilita a comunicação entre o ser humano e o animal, melhorando e aumentando o vínculo entre eles. Bruna afirma ainda que, outro benefício do serviço é deixar o pet menos ansioso e estressado. “Com a comunicação clara, vem o respeito às suas necessidades básicas como cão, que passa a ser melhor atendido. Toda família que tem um pet calmo e educado quer levá-lo mais vezes ao shopping, ao parque ou a um passeio em família, logo um cão mais educado tem muito mais liberdade”, diz.

O adestramento é também uma alternativa para amansar os pets mais agressivos, sem necessidade de doação ou maus-tratos para manter a convivência. Para que o objetivo seja alcançado, o profissional deve identificar os motivos das ações violentas. “Normalmente em cães urbanos, temos casos em que eles apresentam medo ou desconforto com outros pets, estranhos ou crianças e foi forçado por diversas vezes essa interação mais invasiva, onde viu a necessidade de se defender, ainda que na nossa visão humana não exista perigo ou desconforto, mas precisamos entender e respeitar os limites individuais de cada um. A partir do entendimento sobre os gatilhos destes cães, é possível montar um treinamento de dessensibilização ou contra condicionamento de acordo com o nível de medo que ele apresenta”, explica.

Bruna é adestradora há cerca de 10 anos e atua em Guarulhos com a Callegari Dog Traing, que pode ser encontrada através dos Instagrans @ctccallegari ou @bru.callegari e WhatsApp (11) 95303-4544.

- PUBLICIDADE -