Com objetivo de criar espaços que proporcionem uma conexão com a natureza ainda que do alto de um edifício, o paisagismo planeja áreas externas e internas, considerando aspectos estéticos, funcionais e ambientais.
“Não se trata apenas de colocar plantas e elementos decorativos em um espaço, mas sim de planejar cuidadosamente o uso dele para criar ambientes que atendam a necessidade e interesse do usuário. Deve ser observado onde será colocado cada elemento do jardim, pois se não for estudado o tipo de planta, isso poderá gerar dores de cabeça futuras”, afirma o paisagista Elienai Candido.
Antes de investir em paisagismo, é importante que o interessado tenha em mente a necessidade de contratar um profissional adequado, visto que a falta de experiência poderá gerar em resultado indesejado, levando em consideração a necessidade de conhecimento em etapas como projeto, clima, solo e uso do local onde será realizado, além da escolha de plantas que unam a vontade do cliente com as necessidades do local. “Ao escolher as plantas é necessário levar em consideração, além do solo e clima, a iluminação e o uso dela no espaço, pois se inadequadas ao ambiente podem não se adaptar, morrendo logo após serem plantadas”, explica Candido.
Outro fator a se pensar, de acordo com o especialista, é em relação a manutenção. “Antes de escolher plantas e elementos decorativos, é importante ter em mente a quantidade de manutenção que será necessária. Escolher plantas resistentes e que exijam pouca manutenção é uma boa opção. Já como elementos decorativos, é interessante usar pedras, fontes, esculturas, entre outros que criem um ambiente harmonioso e agradável, mas é importante lembrar que é preciso um bom equilíbrio entre os elementos e o espaço disponível. Considere também o orçamento. Tenha em mente quanto você está disposto a gastar para a realização do projeto. Planeje antecipadamente para mantê-lo dentro do seu orçamento, evitando gastos desnecessários”, conclui.
Tendências
Para 2023, as tendências de paisagismo estão entre hortas urbanas, cada vez mais valorizadas, devido a capacidade de incorporar tanto em pequenos espaços, como varandas e quintais, quanto grandes ambientes; jardins verticais, que também são opções para quem possuem pouco espaço; uso de plantas nativas, por serem resistentes e exigirem menos manutenção, além de serem importantes para a preservação da biodiversidade local; e jardins sensoriais, usados para estimular os sentidos do corpo humano através das plantas e materiais presentes no local.
Em Guarulhos, Candido atua através da All Service Garden (ASG) com o planejamento e montagem de paisagismo. A empresa pode ser encontrada através do Instagram @asg_gru ou através do número (11) 98270-3230.