Com um mercado vasto, novos produtos são inseridos constantemente no setor de Construção Civil. Para o engenheiro civil Eliton Teixeira de Oliveira, há duas fortes tendências para este ano, a primeira é a construção de casas sustentáveis, que, entre as opões, destaca a construção de residências ou edificações com uso de placas de isopor, através do sistema insultated concrete form (ICF), “Esse sistema de construção de paredes utiliza blocos isolantes em EPS poliestireno expandido. É original do Canadá e muito usado nos Estados Unidos. Ele tem sido um sucesso em todo mundo há mais de 30 anos. As vantagens desse projeto são isolamento térmico, não propaga chamas, diminui patologias construtivas, resistente a riscos sísmico, parede de concreto armado facilitando a evolução da obra com baixo custo de manutenção, fácil e rápido, pois são placas de blocos de isopor com encaixe. Serve para construção de edifícios até 5 andares”, explica.
Já a segunda diz respeito a construções de projetos retrofit, se tratando de modificações de fachadas atuais com aplicações de materiais mais avançados, mantendo as características arquitetônicas, mas modernizando o layout delas. “Atualmente realizamos o retrofit em fachadas com revestimentos em cerâmica, pastilhas, texturas e alvenaria. Utilizamos os dois métodos, sendo remoção total e remoção parcial, e realizado um projeto e ensaios de perfusão para que possamos indicar ao condomínio a melhor metodologia a ser aplicada, o objeto é sempre solucionar o problema focando no melhor custo benefício. Há também a possibilidade de preparar as superfícies e aplicar um revestimento novo sob o antigo. Ambos os procedimentos precisam ser realizados por empresas especializadas, mediante a análise dos ensaios de percussão e projeto a segunda opção pode gerar uma economia de até 40% na execução da obra para o condômino”, diz.
De acordo com o especialista, três dicas são importantes para que o interessado reflita ao programar a construção de um imóvel. “A primeira e mais importante é considerar o tipo de terreno, realizar um projeto arquitetônico para definir um orçamento e, por fim, contratar um engenheiro ou empresa com referência para auxiliar e executar a obra”, diz. Para a construção de qualquer projeto, é imprescindível a presença de um engenheiro qualificado, o especialista é quem será capaz de trazer segurança para a execução de uma obra, justamente por ser quem possui capacidade para realizar e improvisar custos e viabilidade.
Aos interessados, Oliveira destaca ainda, que é possível conciliar o financiamento da compra do terreno e da construção. “É muito pertinente essa informação. Um tipo de financiamento muito comum é com subsídio do governo federal, desta forma os valores terreno e obra são planejados previamente e todos os custos são informados, garantindo que o cliente saiba o real valor de item por item de sua obra, gerando um menor custo”. Explica.
O especialista atua em Guarulhos através da Renovi Engenharia e pode ser encontrado através do Instagram @renoviengenharia.servicos, pelo site www.renoviengenharia.com.br ou contatado via e-mail [email protected], telefone (11) 4307-4519 ou WhatsApp (11) 94736-0415