Brasil tem 150 mil internações anuais devido a queimaduras

No mês de junho, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) lança a campanha Junho Laranja para conscientizar a população quanto à prevenção de acidentes.

No mundo, 1 milhão de pessoas se envolvem em acidentes que resultam em queimaduras. No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 150 mil internações anuais são causadas por incidentes que envolvem esse tipo de lesão, sendo que 70% acontecem em ambientes domésticos e 30% vitimam crianças.

De origem térmica, química ou radioativa, as lesões agridem profundamente a pele, podendo destruir parcial ou totalmente os anexos subcutâneos, músculos, tendões e ossos, e seus impactos são tão agressivos para o corpo que, em locais específicos, podem prejudicar a funcionalidade da área e a mobilidade. 


O papel do cirurgião plástico no tratamento de queimados

O tratamento aos queimados exige o trabalho de uma equipe multidisciplinar, na qual o cirurgião plástico é um dos mais importantes profissionais em casos com queimaduras severas, agindo não somente na recomposição estética da área lesionada, mas também auxiliando na reabilitação de locais específicos que têm sua mobilidade e funcionalidade afetadas, especialmente em áreas de dobras como pescoço, cotovelos e axilas. 

Os casos mais graves requerem maior cuidado, com possibilidade de cirurgias de enxerto ou por meio da transferência de pele e tecidos irrigados por artérias até o local da queimadura.

“A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica lança a campanha de Junho Laranja, pois reconhece a importância de divulgar informações de prevenção e chamar a atenção para os profissionais que atuam na recuperação desses pacientes, em especial os cirurgiões plásticos, que têm um papel fundamental no tratamento.”, finaliza a Dra. Lydia Masako Ferreira, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgiões Plásticos. 


Queimaduras x festas juninas

Fogueira, fogos de artifícios, bombinhas e balões. São muitos os gatilhos que podem provocar queimaduras durante as festas juninas. Para que essa celebração seja segura, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica traz algumas orientações de como evitar acidentes durante os eventos juninos mas no dia a dia doméstico também. Confira!


Orientações para evitar acidentes

  • Nunca jogue álcool sobre a fogueira ou sobre chamas e brasas;
  • Evite usar fogos de artifícios. Não deixe crianças perto de lareiras, fogueiras e não incentive a brincadeira com balões;
  • Guarde fósforo, velas, álcool e demais produtos inflamáveis longe do alcance das crianças;
  •  Preocupe-se em não carregar crianças no colo enquanto mexe em panelas ou manipula líquidos quentes;
  • Crianças devem manter-se longe da cozinha durante o preparo de alimentos;
  • Ao cozinhar, deixe os cabos das panelas virados para trás e para dentro do fogão;
  • Mantenha fios elétricos sempre encapados e tomadas cobertas;



Números das incidências no Brasil

67,7% dos acidentes ocorrem no ambiente doméstico

52% das queimadoras acontecem em decorrência do uso de substâncias quentes

92% dos acidentes domésticos envolvem crianças e adolescentes de 0 a 15 anos 

- PUBLICIDADE -