Após a pandemia, a atenção à saúde mental ganhou espaço e a busca por alternativas aumentou, para minimizar sintomas como estresse, ansiedade, cansaço e solidão. A ioga entra em cena neste momento como uma prática não apenas para o corpo, mas para a mente, que pode ser feita em casa, com as orientações corretas.
Ioga é de origem indiana e trabalha diversos aspectos do corpo, da mente e do espírito. Os primeiros estudos científicos foram conduzidos em 1924 pelo Swami Kuvalayananda, que é considerado o pioneiro da iogaterapia.
A ioga apresenta técnicas específicas, como hatha-yoga, mantra-yoga, laya-yoga, que se referem a tradições especializadas, e trabalha os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante, com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo.
Dentre os praticantes da ioga os benefícios são inúmeros como redução em dores no corpo, através dos alongamentos, melhora na qualidade do sono, calma e tranquilidade. Outra vantagem, é que a ioga contribui para a melhora do sistema imunológico, já que auxilia no equilíbrio do corpo, mente e espírito, por meio de uma conduta ética diante de si mesmo, do próximo e do meio ambiente.