A alimentação é um dos quesitos essenciais para a vida humana, por isso, não apenas para perder peso, o acompanhamento nutricional, feito com especialistas capacitados, é a melhor forma de cuidar da saúde, principalmente através da reeducação alimentar, que, quando feita de forma correta, é capaz de introduzir, aos poucos, a alimentação saudável na rotina, promovendo bem-estar e longevidade.
Para iniciar uma reeducação alimentar, sem a realização de dietas exageradas, o acompanhamento é de extrema importância. Por essa razão, a nutricionista Josiane de Jesus Almeida indica a procura por profissionais capacitados em suas necessidades. “Para dar início a reeducação é importante buscar, primeiro, a ajuda de um profissional que não seja radical, sem dietas extremas, pois elas funcionam por um curto período de tempo, mas não sustentam a vida inteira, é importante começar com pequenas mudanças”, explica.
Segundo ela, é preciso encaixar os novos hábitos no dia a dia de forma que respeite o corpo e suas necessidades. De acordo com a nutricionista, a procura por um especialista é importante também durante um desequilíbrio nutricional – desequilíbrio entre os nutrientes que o corpo precisa e o que obtém, além dos objetivos estéticos.
“É interessante procurar um profissional quando desejar mudar o estilo de vida ou conquistar um objetivo estético, como emagrecimento ou hipertrofia – desenvolvimento ou crescimento dos músculos”, explica. O acompanhamento nutricional, além de auxiliar em situações como cansaço exagerado, baixa imunidade, previne o surgimento dessas situações, através de um plano alimentar individual e voltado para as suas necessidades.