A cidade de Guarulhos ganha neste mês de agosto um projeto pioneiro e inovador que estimula o convívio entre vizinhos ao redor de condomínios residenciais. A iniciativa também acontece na capital paulista e no município de Carapicuíba.
O projeto “Esse condomínio une o bairro”, iniciativa da Lello, maior administradora de condomínios do Brasil e quinta maior do mundo, é executado por meio do seu laboratório de inovação, o Lellolab, e tem como objetivo aproximar a vizinhança a partir dos edifícios residenciais, apoiando ações para a melhoria da qualidade da vida urbana e o bem-estar coletivo.
A partir de uma chamada aberta lançada pelo laboratório de soluções para a vida em comum da Lello, foram selecionados 10 projetos, já em curso em condomínios da capital paulista e da Grande São Paulo, que estimulam a integração entre vizinhos dentro e fora dos condomínios, com o intuito de melhorar o convívio social e incentivar a colaboração e o senso de comunidade como formas eficientes de promover a cidadania, além de incentivar a boas práticas ambientais, de regeneração urbana.
Dos projetos selecionados, seis serão ativados em agosto, nos bairros do Jabaquara, Butantã, Jardim Aeroporto e Higienópolis, na capital, além da Vila da Oportunidade (Carapicuíba) e Vila Miriam (Guarulhos), na região metropolitana.
A primeira ativação ocorreu no último dia 12, no Butantã e o próximo acontece neste sábado (19/8), em um condomínio do Jardim Aeroporto. Em Guarulhos a atividade está programada para o dia 26 de agosto.
A agenda de ativações nos bairros conta com uma programação repleta de atividades, como feira empreendedora, “bazar-desapego”, com jogos de tabuleiro e cartas, visitas de compartilhamento de boas práticas para a sustentabilidade, sarau cultural, plantio comunitário, atividades gastronômicas e caminhadas para sensibilização e cuidado colaborativo nas praças dos bairros.
“Não tem como pensar em qualidade de vida urbana sem considerar cada bairro que forma a cidade. Queremos estimular uma vida mais colaborativa e ativa em todos os cantos da cidade, favorecendo relações saudáveis entre pessoas, que vivem ou trabalham no bairro, e revelando lugares incríveis ainda pouco conhecidos ou explorados, como espaço de interação social. Efetivamente, os salões de festa ou áreas de lazer dos condomínios, assim como praças ou outras áreas públicas ou privadas ao redor, dos condomínios são espaços preferenciais destes eventos comunitários”, afirma Cinthia Fagundes, coordenadora do programa “Esse condomínio une o bairro”. “A implantação do programa vai ao encontro da nossa proposta de engajar as pessoas dentro e fora dos condomínios e humanizar as cidades a partir dos bairros, com o resgate do sentido amplo de convivência e da melhoria da qualidade de vida por meio do incentivo à cidadania”, destaca Angélica Arbex, diretora de Marketing da Lello Condomínios.