Guarulhos Hoje

Mulher com morte cerebral dá a luz à bebê vivo

Daniel Reche/Pexels

Médicos fizeram uma cesariana em uma mulher grávida com morte cerebral que resultou no nascimento de um bebê saudável. A mulher, de 31 anos, estava na 22ª semana de gestação e sofria de hipertensão. Ela foi levada ao hospital com dores de cabeça forte e em seguida teve uma convulsão, parou de responder e foi entubada. Ao passar por uma tomografia computadorizada do crânio, os médicos constataram uma hemorragia intracraniana e subaracnóidea, que resultou na morte encefálica.

Tanto a equipe médica quanto a família tomaram a decisão de manter a gravidez e a mulher continuou sendo alimentada por uma sonda. A mulher passou por uma série de problemas, como insuficiência adrenal, diabetes insípido e hipotireoidismo, aumento de secreções e febre e foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ela permaneceu assim por 11 semanas, até dar a luz à criança.

A menina veio ao mundo com 2,1 kg e transferida para a UTI neonatal e recebeu alta cinco dias depois. Já a mãe foi transportada de volta para a UTI logo após o parto e desconectada do ventilador; De acordo com uma pesquisa, somente outros 35 casos de gravidez  em mulher com morte cerebral no mundo.

Sair da versão mobile