O prefeito Mário Esteves de Barra do Piraí no Rio de Janeiro, foi criticado após repercutir suas falas onde afirma que mulheres da cidade deveriam ser castradas pela quantidade de filhos e controle da população. O vídeo foi gravado durante a inauguração de uma estrada da cidade onde prefeito diz que o que não falta em Barra do Piraí é criança. ‘’Tem que começar a castrar essas meninas, controlar essa população. É muito filho, cara’’, Mário Esteves comenta.
Ainda em vídeo o prefeito diz que deveria haver uma lei com limitação de duas crianças por mulher na cidade e completa falando que a responsabilidade é grande de colocar filho no mundo afirmando que se faz necessário um projeto de lei federal, estadual e municipal para o controle.
Em nota, a Câmara Municipal de Barra do Piraí afirmou que as falas do prefeito foram mal interpretadas e que era importante considerar o contexto das declarações. Mário Esteves também em pronunciamento diz que foi “Um momento de descontração na inauguração de uma importante via de escoamento de produção’’.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade, pontuou que a fala teve ato de misoginia e demonstrou o total desrespeito do prefeito com as mulheres.