O forte temporal que atingiu Guarulhos nesta quarta-feira (27) deixou um rastro de destruição por Guarulhos. Uma das ocorrências atendidas pela Defesa Civil foi a queda de um muro de uma empresa na avenida Urgandino Fanganiello, próximo ao cruzamento com a avenida Guarulhos que atingiu parcialmente 12 casas vizinhas, causando danos nas partes dos fundos das construções, principalmente edículas e áreas de serviço.
Segundo o órgão, os imóveis permanecem desocupados, mas deverão ser liberados em breve para retorno dos moradores, após a conclusão da perícia dos técnicos da pasta. Uma criança de 12 anos foi atingida sem gravidade e atendida no próprio local pela equipe de socorristas, tendo sofrido escoriações leves.
A tempestade provocou uma série de problemas por toda cidade, com ventos que chegaram a 70 km e o volume de chuva intenso em várias regiões em breve espaço de tempo, cerca de 40 minutos, como 20mm na região central e 36mm na região do Cabuçu. Foram registrados quatro pontos de alagamentos. As equipes da Prefeitura continuam nas ruas.
Em razão de danos provocados pelas chuvas e fortes ventos, 25 escolas foram afetadas, mas somente três escolas municipais (EPG Carolina Maria, José Mauricio e Tarsila do Amaral) não tiveram aula no período da manhã.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente foram registradas 28 quedas de árvores, 17 das quais já recolhidas, 11 aguardando presença da EDP (por estarem em contato com a rede de energia).
Regiões e quantidade de queda de árvores:
Cocaia – 3
Pimentas – 4
Taboão – 4
Cumbica – 2
Tranquilidade – 1
Bonsucesso – 8
Maia – 1
Vila Rio – 1
Itapegica – 1
Ponte Grande – 1
Inoccop – 1
Aracília – 1