É de geral conhecimento que um sorriso bonito faz toda a diferença na aparência e na autoestima das pessoas. Por isso, nas últimas décadas, os procedimentos odontológicos têm ganhado cada vez mais popularidade, mas não apenas esteticamente, alguns tratamentos são de grande importância para a saúde bucal dos pacientes. A dentista Erika Alves, da Clínica X. Odontologia, listou oito dos principais procedimentos:
1. Terapêutica das lesões de cárie iniciais: Realiza-se um acompanhamento clínico e radiográfico periódico (mensal, trimestral, semestral), além da prescrição/aplicação de fluoretos e motivação e instrução de higiene bucal.
2. Restaurações diretas: As restaurações diretas são aquelas realizadas cm materiais como resina composta ou amálgama. Elas possuem durabilidade variável de acordo com diversos fatores, com indicações adequadas do material para cada caso.
3. Restaurações indiretas: As restaurações indiretas são muito usadas na odontologia. Elas podem ser de cerâmicas, metal, cerômero ou resina composta, sendo totais ou parciais.
3. Clareamento dental: Considere em um processo conservador que permite aos pacientes obterem dentes mais claros sem a necessidade de abordagem restauradora ou protética. O tratamento possui duas modalidades: o realizado pelo profissional cirurgião-dentista em consultórios e o caseiro (supervisionado). Ambas supervisionadas pelo cirurgião-dentista.
4. Colagem de fragmento dental: A colagem do próprio fragmento dental é uma das alternativas mais conservadoras para restaurar dentes anteriores. Para isso usa-se o fragmento dental fraturado do próprio paciente, que o mesmo traz para o cirurgião-dentista. Esta técnica restabelece as características morfológicas, mecânicas e estéticas do dente fraturado.
5. Lesões cervicais não cariosas: As lesões dentárias não cariosas são caracterizadas pela perda de estrutura dental sem o envolvimento de processo carioso, podendo ser classificada em lesões de erosão, abrasão e abfração, de acordo com os agentes etiológicos presentes. Portanto, as lesões podem ocorrer como resultado da interação de diversos fatores, como acidez da alimentação, das forças oclusais complexas, pelos hábitos da região cervical, além dos fatores dentários intrínsecos particulares de cada paciente.
5. Laminados (facetas laminadas): O laminado é uma restauração que envolve apenas a face vestibular (frontal) dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executado com resina composta (diretamente na boca do cliente). Com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas de estabilidade de cor, também executadas no laboratório, ou seja, fora da boca.