As bibliotecas comunitárias estão crescendo cada vez mais e, em Guarulhos, não seria diferente. Um dos principais projetos de espaços comunitários na cidade é dirigido pela LiteraSampa e conta com 18 espaços distribuídos pelo Centro de São Paulo, Mauá, Guarulhos e Santo André. O projeto surgiu em 2010 quando um total de sete organizações dos munícipios citados se juntaram com o intuito de promover a leitura.
O espaço também conta com um projeto onde ajudam a formar mediadores de leitura entre jovens e adultos, para que eles tenham o papel de gestores das bibliotecas futuramente. Além disso, a rede desenvolve atividades socioeducativas e culturais, incluindo o planejamento político-pedagógico e ações de incentivo.
Uma biblioteca comunitária tem o intuito de levar a informação para todos e estimular a leitura. Atualmente, grandes projetos voltados para literatura têm como objetivo que crianças, jovens e adolescentes se tornem cidadãos com conhecimento necessário e democráticos.
Isto é e foi uma das missões de Marieta Dutra, fundadora da Biblioteca Comunitária do Parque Cecap que já está presente em funcionamento há 15 anos. Ela se localiza na avenida Odair Santanelli, 02, no Parque Cecap e conta com Cátia Ferreira Rodrigues como responsável pelo local até hoje.
Cátia conta que no início o projeto existia somente com uma estante de livros que ficava no supermercado principal do bairro e carregava o nome de ‘’Projeto Mãos no Livro’’, após a iniciativa de Marieta, elas conseguiram o espaço que estão atualmente.
Marieta e Cátia levaram o projeto sem nenhuma ajuda de custo pública, somente com as verbas pessoais de cada uma e por isso, contavam com ajuda da população que doaram e doam livros diariamente. Hoje o espaço acumula um acervo de 20 mil livros disponíveis para uso.
Como é feito o controle do uso de livros?
Segundo a Cátia, que é a responsável pela Biblioteca Comunitária atualmente após a morte de Marieta, pelo tempo que o espaço tem e também por ser em um bairro de pessoas conhecidas, não é necessário o uso de carteirinha e nem marcações com as devolutivas dos livros que são retirados. “Como conheço tudo mundo, o empréstimo dos livros é bem arcaico por aqui”, ela comenta.
O local fica aberto e disponível para retira de livros das 10h às 18h de segunda-feira a sexta-feira e das 10h às 15h nos sábados.
“Eu sempre estive com a Marieta, desde o início até o desencarne dela. Nisso eu assumi e fizemos uma associação com o seu nome, para homenageá-la”, disse.
O espaço da Biblioteca Comunitária Parque Cecap oferece além dos livros, projetos de sarau, aulas de francês, criação de horta e jataí, desde então o espaço cresce a cada dia espalhando o conhecimento e a cultura de uma forma rápida, barata, singular e prática.