Guarulhos Hoje

Estudantes terão gratuidade no transporte municipal de Guarulhos para as provas do Enem 2023

Os estudantes de Guarulhos que irão prestar as provas do Enem 2023 neste e no próximo domingo (dias 5 e 12), serão isentos do pagamento da passagem nos ônibus municipais, das 9h às 13h e das 16h30 às 22h, para a locomoção até o local do exame. Trata-se do projeto Ônibus Livre Enem, cujos objetivos são estimular o comparecimento dos vestibulandos às provas e evitar abstenções em razão de dificuldade financeira, lançado pelo prefeito Guti nesta segunda-feira (30), na presença de uma plateia de 160 jovens, no auditório da Secretaria de Educação, no Macedo.

“Vamos elaborar um projeto de lei para que a gratuidade no Enem vire uma política permanente e ocorra em todos os anos. Estamos facilitando para que todos os estudantes tenham acesso aos locais de prova e contribuindo para que prossigam com seus objetivos de seguir nos estudos universitários”, afirmou Guti.

A gratuidade nos ônibus para os vestibulandos nas provas no Enem são um marco para a cidade. “É uma grande conquista histórica em Guarulhos. A desigualdade social não pode atrapalhar o direito do jovem sonhar e a possibilidade de mudar de vida”, disse o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

Morador do Jardim Giovana, na região do Pimentas, o estudante Gustavo Santos, de 17 anos, está no último ano do ensino médio e deseja ser designer. “Acho super importante a tarifa ser gratuita porque a passagem pesa no bolso e às vezes os jovens da periferia têm que andar a pé para lugares muito distantes para fazer a prova,” relatou o aluno da EE Louise Braille.

A iniciativa conta com a parceria da Guarupass, associação de empresas concessionárias de transporte público do município. “Apoiamos projetos assim porque vivemos a cidade, sabemos seu potencial e do que ela necessita. Temos que fazer a nossa parte e contribuir nas questões sociais”, disse Marcio Pacheco, presidente da associação.

Ônibus Livre Enem

O projeto ônibus Livre Enem é uma iniciativa da Subsecretaria da Juventude, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, que se baseou na participação de jovens no Enem em 2021, ano de retomada das provas presenciais após a pandemia. Naquele ano, 53% dos cerca de 15 mil estudantes guarulhenses inscritos solicitaram a isenção da taxa de inscrição de 85 reais por serem estudantes de baixa renda.

Por sua vez, a abstenção de estudantes do município na edição de dois anos atrás foi de 33%, o que significa que apenas cerca de 10 mil compareceram nos dois dias de exame, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal responsável pelo Enem.

A cerimônia contou também com a participação do vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, do chefe de Gabinete, Maurício Segantin, além de representante da secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.

Documentos necessários

Para obter o benefício, os vestibulandos do Enem deverão apresentar o comprovante de inscrição na prova e um documento oficial com foto (pode ser documento digital) ao condutor. Não serão aceitos comprovantes de inscrição de anos anteriores nem os que estiverem com os dados do estudante ilegíveis.

Sair da versão mobile