GCM apreende cinco aves silvestres em cativeiro no Jardim Bananal

- PUBLICIDADE -

Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreenderam na tarde desta quarta-feira (15) quatro gaiolas com cinco pássaros silvestres, sendo um tico-tico, dois canários-da-terra e duas coleirinhas, que estavam pendurados em uma árvore na rua Olho D’água dos Borges, no Jardim Bananal.

A equipe efetuava patrulhamento preventivo pela região quando deparou com as aves em cativeiro, pois não possuíam as anilhas que certificam a autorização especial do Ibama, e nenhuma pessoa se apresentou como responsável.

De acordo com o artigo 29 da lei 9.605/98, de crimes ambientais, quem apanha espécies nativas ou as mantêm em cativeiro, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, comete crime cuja pena é a detenção de seis meses a um ano e multa.

As aves ficaram aos cuidados da Inspetoria Ambiental da GCM e foram encaminhadas nesta quinta-feira (16) ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê (Cras-PET) para avaliação médica veterinária e possível retorno à natureza.

Acione a GCM Ambiental

O munícipe que encontrar algum animal silvestre fora de seu habitat natural deve ligar para a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

- PUBLICIDADE -