A Prefeitura de Guarulhos encerrou na última terça-feira (14) o programa Peso Saudável com a participação de 42 pacientes, que juntos conseguiram uma redução de 220 quilos. A atividade, iniciada no mês de março, focou seus objetivos nas mudanças do comportamento alimentar que não colaboraram somente para a perda de peso, mas sim para a melhora da qualidade de vida, como a inclusão de frutas, verduras e legumes nas refeições, a diminuição da porção alimentar, a ingestão maior de água e a realização de atividades físicas.
O programa foi conduzido pela nutricionista e chefe da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Lígia Ortolani dos Santos, da Secretaria da Saúde, e abordou temas como sensação de fome e saciedade, aspectos relacionados a crenças e emoções, bem como a história da alimentação e do corpo e a influência que a mídia é capaz de exercer nas escolhas pessoais.
No programa foram realizados encontros mensais e abordados temas como os aspectos psicológicos da obesidade, saciedade e satisfação, o que é fome e vontade de comer, gerenciamento da saúde, o que é a cirurgia bariátrica, ansiedade e estresse, hipertensão, diabetes e outras doenças ligadas à obesidade. Participaram do programa palestrantes médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2020, atualmente mais da metade dos adultos do país apresenta excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas), com prevalência maior no público feminino (62,6%) do que no masculino (57,5%).
O caminho mais seguro, saudável e sustentável para prevenir e deter o avanço da obesidade em todas as idades é aliar uma alimentação adequada e saudável à prática regular de atividade física. O programa Peso Saudável terá nova edição em 2024.