A saúde na cidade: perspectivas e desafios dos profissionais

- PUBLICIDADE -

A pandemia da covid-19 fez com que a saúde fosse amplamente debatida e discutida em todas as suas frentes. O trabalho tão necessário dos profissionais da área passou a ser melhor reconhecido e valorizado. Do outro lado, os governos precisaram repensar as políticas públicas e a forma como oferecem e gerenciam seus serviços básicos de atendimento.

Guarulhos se prepara para receber importantes equipamentos que prometem melhorar a qualidade de vida da população. Um deles é o novo Hospital Infantojuvenil de Guarulhos que será equipado com um pronto-socorro com pediatria, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgias pediátricas e bucomaxilofacial, psiquiatria, UTI pediátrica e enfermarias. Além disso, terá três salas cirúrgicas em funcionamento contínuo e um centro de reabilitação voltado para o atendimento especializado de pessoas com deficiência.

Mas, saúde não está limitada apenas a hospitais, as unidades básicas e de pronto-atendimento também são equipamentos essenciais.

A saúde bucal e dos olhos também têm seu espaço no município com clínicas e profissionais especializados que elevam a autoestima, dando os cuidados necessários a quem precisa.

A rede particular instalada na cidade é um importante reforço que com excelência e qualidade elevam a saúde da população a outro patamar.

Por isso, o HOJE deu voz aos profissionais da área que tanto contribuem salvando vidas.

Francisco Nishi, diretor presidente da Unimed Guarulhos

“Partindo-se, primeiramente, da relevância de seus números que creditam a cidade de Guarulhos como a segunda mais populosa do estado de São Paulo e a 12ª mais rica do Brasil, segundo o IBGE, destaco a inegável grandeza do município tanto do aspecto populacional como da pujante riqueza. À medida que a economia cresceu e firmou-se na 3ª posição do ranking dos maiores PIBs municipais com a marca de R$ 65,8 bilhões, segundo dados de agosto deste ano da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), também registra a presença de 4.642 indústrias de transformação ativas e geração de 18 mil novos empregos só no último ano, é possível constatar não apenas uma importância geográfica, mas a relevância econômica de Guarulhos. E como em qualquer grande cidade brasileira, os desafios são vários. Temos orgulho de estar aqui há quase 30 anos e carregar em nosso nome o da cidade, numa relação que já nasceu com o propósito de caminharmos juntos. Como principal operadora da cidade, que detém uma qualificada rede de médicos e um complexo de saúde que é referência no cuidado do nascimento à senioridade. Temos investido em nossos recursos próprios e no capital humano, aperfeiçoando processos com foco na jornada do paciente e também na nossa operação, a fim de acompanhar as necessidades da cidade e melhor atender a população. E tudo isso só é possível em meio a uma sociedade próspera e com mais oportunidades. Esperamos seguir contribuindo para a permanente construção de uma cidade que valoriza a sua gente, que cuida de sua saúde e de sua qualidade de vida”.

Vinicius Nakahara, diretor administrativo do Hospital 12 de Outubro


“O Hospital da Criança 12 de Outubro foi projetado para garantir um atendimento diferenciado à população de Guarulhos. Um hospital totalmente voltado para o público infantil teve como primordial a eficiência em atendimento humanizado, para isso, contou com novos empregos onde buscamos priorizar os moradores dessa cidade que vem numa crescente e com muita inovação. Desejamos sucesso e um crescimento sólido para nossa querida cidade, parabenizamos também o jornalismo sério e eficiente do jornal HOJE. Juntos crescendo com Guarulhos”.



Vinicius Nakahara, diretor administrativo Hospital Brás Cubas

“Temos orgulho de fazer parte de um novo conceito em Hospital que BREVE será inaugurado na cidade de Guarulhos. Já estamos chegando em ritmo de inovação e crescimento trazendo para a cidade oportunidade de um atendimento hospitalar de qualidade e aproveitando os talentos da cidade para geração de mais empregos numa região maravilhosa e que trará qualidade de vida para a população. Estes foram alguns dos motivos para que o município fosse escolhido. Desejamos a cidade sucesso e grandeza como ela mesma representa”.

Caio Rezende, gerente operacional do Laboratório 12 de Outubro


“O Laboratório 12 de Outubro desenvolveu através de alta tecnologia resultados de precisão e confiabilidade nos exames realizados, devido aos esforços de profissionais capacitados para oferecer um atendimento personalizado e com excelência para a população de Guarulhos. É um grande prestígio fazer parte dessa cidade que a cada dia cresce forte oferecendo aos seus moradores qualidade de vida. Desejamos a Guarulhos sucesso e muitas conquistas”.




Susana Mayra Terra, diretora administrativa da HBC Saúde



“É fundamental considerar que o cenário de saúde é dinâmico e está sujeito a mudanças. Quem se destaca neste segmento são as empresas que buscam constantemente se atualizar, investir em infraestrutura e em estudar novos nichos de público no mercado. Guarulhos é o segundo município do estado de São Paulo em número de habitantes e a primeira não-capital estadual mais populosa do país, além de apresentar uma crescente classe média, o que contribui para uma demanda contínua por serviços de saúde. O desafio está com certeza relacionado aos custos crescentes da saúde, incluindo a alta demanda por terapias, medicamentos e tecnologias médicas, além dos tratamentos que são judicializados, que mesmo não contemplados no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar, acabam sendo imputados na conta das operadoras, desestabilizando o equilíbrio financeiro e impactando no bolso do usuário final”.




Rosa Maria Possada, presidente da Med Tour Saúde

“A Med-Tour Saúde sempre valorizou a cidade contribuindo com o crescimento e desenvolvimento socioeconômico ao longo de 28 anos quando se estabeleceu no centro de Guarulhos, gerando empregos diretos e indiretos para a população e oferecendo através de profissionais capacitados um bom atendimento e um acolhimento a seus clientes de forma humanizado.  Focado em saúde é a pioneira no mercado em Guarulhos a receber o registro ANS quebrando paradigmas e tornando-se uma operadora de plano de saúde sólida e forte. Hoje os votos para essa cidade tão acolhedora são de muito sucesso e crescimento”.




Kelara Secundo, KS Odontologia

“É uma alegria imensa poder falar dessa cidade tão amada que é Guarulhos, uma cidade em potencial e que está em constante crescimento e que alcançou o tão merecido sucesso em se tornar uma cidade acolhedora e que nos proporciona a oportunidade de residirmos e trabalharmos com qualidade de vida. Nossa homenagem é que Guarulhos cresça cada dia mais em áreas como cultura, lazer, empregos elevando ainda mais a mão de obra qualificada, sustentabilidade e infraestrutura, parabéns Guarulhos!”

Ives Gabrieli Zacharias Calixto, Ótica Stella





“Quando cheguei à cidade de Guarulhos, em 1972, para estabelecer a minha firma, Ótica e Fábrica Stella Maris, situada na rua Cavadas, 236, no bairro do Itapegica, acompanhei o desenvolvimento da cidade de Guarulhos, nesses 51 anos, no qual me espantei pelo rápido desenvolvimento da cidade. Muitos edifícios construídos e muitas empresas de várias atividades se instalaram em Guarulhos, promovendo o progresso fantástico desta cidade. Fico extremamente feliz por participar e acompanhar o desenvolvimento desta grande metrópole”.


Erika Alves, fundadora da X Odontologia

“Com imenso carinho represento os odontologistas guarulhenses que juntos estamos elevando a classe, mudando vidas e construindo sorrisos com uma odontologia mais humanizada e moderna. A cidade está em expansão na área da saúde, abrindo vários polos educacionais, proporcionando uma facilidade aos colegas para novas capacitações. Em decorrência do avanço, o mercado de trabalho está bem concorrido na área odontológica”.

José Mario, cardiologista e ex-secretário municipal da Saúde

“Nesses anos todos há um crescimento evidentemente importante na área da saúde. Claro que a gente nunca consegue desenvolver na velocidade que nós desejaríamos, principalmente em função da demanda sempre crescente. Inclusive enfrentei junto com o prefeito Guti a pandemia do coronavírus e tivemos muito êxito para enfrentarmos a maior pandemia do século e não deixamos nenhum munícipe sem atendimento. É uma sequência de governos, mas eu não tenho dúvida que nestes últimos oito anos o crescimento foi bastante intenso. Só tenho gratidão a essa grande Guarulhos”.







Cíntia Santos, fisioterapeuta

“Vejo que Guarulhos investe de certa forma. Por termos o SUS, grande parte dos meus pacientes quando sai de um quadro clínico em busca de vaga no setor da fisioterapia, sofre com a demora. Eu cheguei a ser procurada por uma paciente que já tinha seis meses aguardando um atendimento em fisioterapia, então percebo essa carência nesse setor. Mas vemos a evolução, como, por exemplo, um paciente que teve fratura de pós-cirúrgico no joelho e buscou a fisioterapia no SUS e conseguiu finalizar o atendimento pelo sistema, isso é muito importante”.

Cláudia dos Santos, auxiliar de enfermagem

“A saúde em Guarulhos cresceu muito nos últimos anos e isso é ótimo, mas sinto que ainda precisamos de mais Unidades Básicas de Saúde para conseguirmos suprir as necessidades da população e cuidar de um público maior”.

Camila Borsari Deglesposti, enfermeira

“Embora com dificuldades a serem superadas, a saúde em Guarulhos avançou muito. Hoje contamos com quadro completo de médicos na maioria das unidades e com as contratações de atendentes SUS e farmacêuticos os atendimentos estão ficando menos demorados. Vejo também como avanço a implantação do WhatsApp nas unidades de saúde, isso facilitou a comunicação e evita filas, pois muitas coisas têm sido resolvidas sem a necessidade da presença do usuário na unidade. Gostaria de mencionar o Saúde Agora, um rodízio de unidades que abriram aos sábados ao longo do ano, isso deu oportunidade para aqueles que trabalham poderem fazer seu acompanhamento, mas não posso deixar de mencionar que é necessário um investimento para contratação de outras categorias profissionais como enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagem, psicólogo, nutricionista, educador físico, fonoaudióloga, enfim, uma equipe multifuncional que precisa estar completa para que essas necessidades sejam atendidas de forma mais eficaz”.

Gislaine Sales Andreani, médica pediatra-neonatologista

“Guarulhos tem o desenvolvimento de programas na saúde, aprimoramento de outros já estabelecidos e a preocupação em usar ferramentas dos diversos equipamentos sempre em prol dos nossos pacientes. Como todos os municípios temos dificuldades, mas também temos uma grande empatia pelo próximo, vontade de fazer dar certo, profissionais comprometidos e capacitados o suficiente para capacitar jovens médicos em formação”.

- PUBLICIDADE -