A pandemia do coronavírus trouxe uma perspectiva maior do papel tão necessário dos professores na sociedade. O reconhecimento da profissão e a importância para o ensino em Guarulhos deixou claro que as unidades escolares, além de promover a aprendizagem dos alunos, são espaços de segurança social e alimentar para boa parte da população.
Do outro lado há crianças e jovens sedentos por conhecimento, vivendo em um mundo de descobertas propícias a idade. Com inúmeros questionamentos, são uma parcela significativa da sociedade que recebem incentivo, aprendem a desenvolver suas habilidades, conhecimentos e competências.
Pensando nisso, é hora de ouvir o que os educadores e estudantes têm a dizer sobre esta cidade com tantos desafios para a educação.
Yuri Neiman, reitor Universidade Guarulhos (UNG)
“A Universidade Guarulhos (UNG) celebra com orgulho os 463 anos dessa cidade acolhedora, promissora e que, de forma diferenciada, ajuda a prosperar o país. O município é e sempre foi parceiro da UNG ao apoiar projetos culturais, educacionais, de responsabilidade social, de ciência e tecnologia na cidade e/ou para a população. Guarulhos não para de crescer é um dos municípios do país que mais investe em educação. A parceria fortalece ainda mais essa aproximação, o que reflete na formação de profissionais capacitados, gerando empregos e movimentando a economia. É um orgulho para a comunidade acadêmica fazer parte da história da cidade e de seu povo como a única Universidade verdadeiramente nascida no município. A UNG carrega Guarulhos na identidade e na trajetória de conquistas. Que cada ano seja motivo para reconhecer e valorizar tudo o que torna essa cidade tão especial. Parabéns, Guarulhos, e toda a população guarulhense. Parabéns também a todos os segmentos da sociedade que, com apoio e parceria, ajudam a construir uma educação transformadora”.
Ruy Guérios, reitor do Eniac
“Minha visão sobre Guarulhos sempre foi o empresário da educação muito dedicado a trabalhar com inovação, com tecnologia para poder facilitar, principalmente, o acesso das pessoas a educação. E que essas pessoas de qualquer classe social possam ter acesso e, através da educação, transformar suas vidas. Temos um orgulho muito grande de termos formado quase 100 mil alunos entre técnico, faculdade e pós-graduação que é quase 10% da população. A prefeitura nos últimos oito anos tem feito um trabalho muito bacana pra fomentar um ambiente de negócios. A área de educação cresceu muito. Hoje os principais grupos educacionais estão em Guarulhos. Fico muito feliz vendo esses sinais, em que somos uma cidade mais organizada, mais humana e mais desenvolvida. Vejo Guarulhos assim com um futuro cada vez melhor e efetivamente merecendo estar uma posição de destaque e que a gente guarulhense possa ter muito orgulho disso”.
Vinicius Tavares Medeiros Machado, diretor da Universidade Anhembi Morumbi
“Para uma instituição com a tradição e a inovação da Universidade Anhembi Morumbi, estar presente em Guarulhos representa a prática do nosso maior propósito, que é transformar vidas por meio da educação. É impossível pensar nas evoluções sociais do Estado de São Paulo sem olhar para os guarulhenses, representados pelos seus estudantes. É assim que evoluímos juntos e, com os Polos de Ensino Digital, o município é um celeiro de oportunidades para jovens e adultos que sonham com o diploma de graduação e pós para mudarem a vida deles, de suas famílias e comunidades”.
Andréia Morettini, professora
“Hoje em Guarulhos temos um documento orientador especial construído por todo segmento que se chama Quadro de Saberes Necessário (QSN), pautado nas Diretrizes Nacionais de Educação e a adequado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ele traz a concepção de educação do nosso município. Os alunos também têm acesso a informatização, estão implantando kits multimídias nas salas de aulas, na verdade são muitas ações educativas que caminham para melhorar a educação. Porém, ainda há muito para caminhar, reorganizar e repensar. A Educação não é um fenômeno restrito a sala de aula, nem estático, muitas questões são discutidas, a luta sempre será prevista e faz parte do processo de transformação e democratização ao qual vivemos”.
Bianca Lima, estudante de Biomedicina
“Eu acredito que Guarulhos investe na educação, mas poderia ter mais viabilidade para os projetos. Vejo que tem muitas pessoas talentosas dentro da escola e universidade, mas que acabam tendo o processo mais longo ou até mesmo desistindo, por não ter um espaço bacana. Grandes talentos e nomes saem de Guarulhos, poderíamos descobrir bem mais se tivesse uma atenção maior”.
Eliane Helena, professora
“Nos últimos anos Guarulhos tem investindo mais na educação e melhorado a infraestrutura das escolas, pois é uma das apostas em questão quando falamos de qualidade na educação. Outro ponto é o investimento na capacitação e atualização dos profissionais. Lembrando que a qualidade na educação é multifatorial, ou seja, ela não depende apenas de bons professores, de um bom gestor ou de uma boa infraestrutura e sim dos esforços daqueles que fazem parte da comunidade escolar”.
Maria Simone Pereira, professora
“A educação em Guarulhos expandiu muito, assim como nossa cidade. Ainda temos muitos objetivos para serem alcançados, pois a população não para de crescer e a necessidade de aumentar a demanda de vagas nas escolas também. A educação transforma uma sociedade, por isso tem que ser prioridade para a nossa cidade”.
Ingrid Mucelin, estudante de Pedagogia
“Guarulhos que eu vejo tendo sido estudante de escola pública e sendo hoje de faculdade particular é que o ensino ainda precisa de investimento, precisa ser colocado como prioridade dentro da sociedade e do município. Falta um olhar de cuidado, uma atenção maior e até mesmo mais espaços para que as pessoas vejam e entendam a importância da educação. É uma constante evolução e eu tenho certeza que com o potencial que Guarulhos tem, ele chega lá”.
Daniela Cristina da Costa Lima, professora
“Guarulhos é uma cidade onde vemos vários movimentos. A enxergo como um lugar onde podemos encontrar variadas possibilidades. Aqui temos hospitais, lugares para lazer e entretenimento, temos teatro, boas escolas e faculdades, parques e empresas. Guarulhos é uma cidade que cresceu e se tornou algo grande dentro do estado de São Paulo. Para comemorar 463 anos, meus votos são para que o progresso continue, que possamos ter mais possibilidades de emprego, estudo, lazer e que seja de fácil acesso para todos e que nossos políticos possam trabalhar ainda mais em prol da nossa população! Viva Guarulhos!”