A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência do município do Rio de Janeiro (RJ), em decorrência de chuvas intensas. A decisão consta de Portaria, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15.
Desde sábado, 13, o Rio de Janeiro vem sofrendo com as fortes chuvas, com registro de mortes e desaparecimentos, num rastro de inundações e alagamentos em vias.
No domingo, por meio de nota, o Palácio do Planalto informou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhou a situação e conversou por telefone com os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, garantindo apoio do governo federal ao trabalho das prefeituras e assistência da população atingida pelas chuvas.
A estação meteorológica de Anchieta atingiu o acumulado de 259,2 milímetros de chuva no período de 24 horas do domingo. Foi o recorde em toda a série histórica do Sistema Alerta Rio (desde 1997).
Esse acumulado foi aproximadamente 40% maior do que a média histórica de janeiro naquela região – em apenas um dia, choveu 138,4% da média deste mês.