Pesquisa que mostra Pietá na liderança é a que mais errou em 2022

- PUBLICIDADE -

O Ipec, instituto de pesquisas que sucedeu o Ibope, foi considerado o que mais errou nos levantamentos realizados nas eleições de 2022. Foram tantas discrepâncias entre os números anunciados ao longo das campanhas com os resultados nas urnas que colocaram em xeque a credibilidade deste instrumento, muito utilizado por candidatos. Em Guarulhos não é diferente. Pouco mais de três meses antes do primeiro turno, marcado para o início de outubro, a guerra de números já começou.

Uma pesquisa divulgada na semana passada justamente pelo Ipec destoou completamente de levantamentos realizados por outros institutos até então. Ao apresentar o pré-candidato do Solidariedade, o ex-prefeito do PT, Eloi Pietá, na liderança isolada, a credibilidade dos números divulgados volta a ser questionado. Pelo menos três outros institutos apontam que o candidato da esquerda em Guarulhos está tecnicamente empatado com o deputado Jorge Wilson Xerife (Republicanos), o nome da direita escolhido pelo governador Tarcísio de Freitas, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo atual prefeito Guti para a sucessão no município.

Para se ter uma ideia, o mesmo Ipec, na véspera das eleições de 2022 para governador de São Paulo, indicava que o principal candidato de esquerda, o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ganharia as eleições com 41% dos votos, contra 31% do eleito governador Tarcísio de Freitas e o então governador Rodrigo Garcia com 22%. Nas urnas, Tarcísio venceu com 42,3% contra 35,6% do petista.

Para presidente, o mesmo Ipec anunciava que Lula poderia ser eleito presidente no primeiro turno, já que teria perto de 50% dos votos, cerca de 14 pontos a mais que o então presidente Jair Bolsonaro. Porém, nas urnas, o candidato do PL ficou com 43,3% dos votos levando a decisão para o segundo turno.

Os erros se espalharam por todo o Brasil. No Distrito Federal, pesquisa Ipec sobre os votos válidos para o governo divulgada na véspera da eleição mostrou Ibaneis Rocha (MDB), atual governador, com 46%. Leandro Grass (PV) teria 20% dos votos válidos, e Izalci Lucas (PSDB) reunia 16% dos votos. O tucano, porém, teve apenas 4,26%, ficando na sexta colocação. Ibaneis ganhou a eleição no primeiro turno com 50,3%, deixando Grass com 26,25%.

As consultas também erraram no levantamento para o Senado em São Paulo, o mesmo Ipec que dá grande vantagem a Pietá em Guarulhos neste momento, na véspera da votação, apontava que Márcio França seria eleito com 43% e o astronauta Marcos Pontes teria 31%. Nas urnas, Pontes levou a melhor com quase 50% dos votos, com França em segundo com 36%.

- PUBLICIDADE -