Guarulhos Hoje

São Paulo está entre as cidades que mais têm furtos e roubos de celulares

Freepik

São Paulo está como terceira colocada no ranking de municípios com a maior taxa de roubo e furto de aparelho celular no país, perdendo somente para Manaus (AM) e Teresina (PI).

A cidade teve mais de 1.781,6 aparelhos levados por criminosos a cada 100 mil habitantes. Esses números constam no Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que foi divulgado nesta quinta-feira (18).

Este levantamento, traz em consideração 50 cidades com maiores taxas de roubo e furto do país no ano de 2023 e inclui apenas municípios com população de 100 mil habitantes ou mais.

Mais um destaque negativo é que São Paulo é o estado com mais cidades no ranking das 50 que são mais afetadas por esse crime, com 15 municípios na lista que são: Osasco, Itapecerica da Serra, Diadema, Poá, Guarujá, Santo André, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Itanhaém, São Vicente, Praia Grande, Taboão de Serra, São Bernardo do Campo e Suzano.

O diretor Presidente do FBSP Renato Sérgio de Lima diz que os roubos e furtos de celulares são fenômenos que atingem na maioria das vezes, as grandes cidades. Por exemplo, os municípios que tem até 100 mil habitantes tem taxa de 178,7 celulares levados a cada 100 mil habitantes. Nas cidades com mais de 500 mil moradores, esses números vão para 1.050,7 por 100 mil.

Ainda que os números sejam altos, os registros oficiais da Segurança Pública (SSP) apontam uma queda de 12,2% nos roubos e furtos de celulares entre 2022 e 2023 no estado.

Sair da versão mobile