Guarulhos Hoje

Brasil será inabitável em 50 anos, aponta estudo da Nasa

Reprodução/Internet

No momento que o calor anômalo anda afetando uma boa parte do planeta, a análise da Nasa, agência espacial americana, destacou que alguns lugares do mundo podem se tornar inabitáveis nas próximas décadas com a escalada de temperaturas.

Algumas áreas do Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil estão incluídas neste estudo que marcou as cinco regiões da Terra onde o calor poderá tornar impossível a sobrevivência humana em 50 anos.

Neste momento, o vermelho que marca as temperaturas que estão acima da média, é a cor que domina o mapa global. Os países do Hemisfério Norte, onde é verão, sofrem com altas ondas de calor, como a que afeta desde a semana estados do Oeste e do Leste dos Estados Unidos. No Hemisfério Sul, o inverno não tem força o suficiente para impedir que as temperaturas passem dos 35C em cidades como Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil.

Este aumento de temperatura é uma das consequências das mudanças climáticas. Os cientistas enfatizam que a tendência é que o mundo continue a esquentar, e a emissão de gases do efeito estufa continuem a seguir no ritmo acelerado.

O alerta de que algumas partes do mundo porem ser inabitáveis veio do estudo integrado por Colin Raymond. O trabalho analisou os extremos de calor e umidade, sendo publicados na revista científica Science Advances.

Para realizarem os estudos, eles usaram imagens de satélite e projeção da temperatura de bulbo úmido. Essa medida não considera apenas a temperatura, mas também a umidade do ar. Embora este ar seco seja desagradável, é a umidade que aumenta sensação de calor.

Sair da versão mobile