Diante da necessidade de debater e encontrar soluções para alguns dos mais preocupantes problemas ambientais, alunos do 5º ano da EPG Celso Furtado, na região de Bonsucesso, colocaram a mão na massa e ganharam voz com a criação de dois veículos de comunicação para o projeto Jornalismo: o podcast PodCelso e o Jornal Celso Furtado.
Sob a orientação do professor de artes Edmilson Ávila, os alunos se reuniram durante as aulas-projeto para idealizar a criação do jornal e do podcast, ambos dedicados a temas ambientais abordados em inúmeras iniciativas e práticas escolares, relacionadas ao projeto Sustentabilidade – Adquirindo Valores para mudar o Mundo.
Dentre tais ações, o jornal e o podcast abordam temas essenciais como reciclagem e os 5 Rs (repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar), a importância da horta escolar e o combate ao desperdício de alimentos.
“Os alunos se dividiram em diferentes funções para elaborar o conteúdo: uns fizeram os registros fotográficos, outros os textos, teve a turma que ficou responsável pelas entrevistas e houve ainda aqueles que participaram das gravações dos episódios do podcast”, explica Ávila.
Para o educador, o grande diferencial desse trabalho é a oportunidade de ler e ouvir conteúdo informativo, originalmente criado por jovens com mentes engajadas e inspiradoras, que compartilham suas ideias para um mundo melhor.
“Esse projeto foi realizado em parceria com a professora de inglês, Márcia Nagy, que trabalhou com os alunos palavras e frases em inglês relacionadas ao projeto. Além disso, o apoio das professoras do 5º ano foi primordial, pois elas auxiliaram com ideias e troca de informações sobre os alunos para que eu pudesse conduzir melhor as propostas. O projeto resultou em muitas mãos ajudando, sem esquecer, é claro, do apoio da equipe gestora, que o abraçou e permitiu que ele acontecesse”, comemora Ávila.
O primeiro podcast sustentável de Guarulhos
Não há exagero em afirmar que o PodCelso é o primeiro podcast com temática sustentável de Guarulhos. Ao todo são quatro episódios, disponíveis pelo canal da EPG Celso Furtado no YouTube. Para ouvir os episódios acesse https://www.youtube.com/@epgcelsofurtado2522.
Assim que o professor Ávila explicou o projeto Jornalismo para os alunos e os comunicou que eles deveriam se dividir em grupos para cuidar das funções de produção textual, repórteres, fotógrafos e locutor, o aluno Davi Lucas da Silva ficou interessado em participar do conteúdo em áudio.
“O podcast veio logo a minha mente. Achei que essa seria a chance de falar sobre a escola, os projetos, as colheitas, a reciclagem e também sobre o programa Lixo Zero, que a escola está quase conquistando”, disse Davi, mostrando desenvoltura para falar sobre diferentes projetos.
Transformando alunos em formadores de opinião
Nesse projeto, centrado em pensar a comunicação a partir do objetivo de divulgar as ações de sustentabilidade da escola, o biodigestor conquistado por meio do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) também não ficou de fora. O equipamento, que converte os resíduos para a produção de composto orgânico, dentre outros, já impactou positivamente a alimentação dos alunos, que agora comem alfaces direto da horta da escola.
Para a criação do primeiro exemplar do Jornal Celso Furtado, a aluna Flávia Cardoso do Nascimento explicou que a escolha de pessoas para serem entrevistadas partiu do próprio grupo e que o professor Ávila os ajudou a elaborar as perguntas. “Todas as pessoas podiam participar das entrevistas porque todo mundo da escola sabe dos projetos que são feitos aqui”, diz a aluna, explicando que entrevistou a assistente de gestão escolar Jennyfer Oliveira Manssini Monte.
A aluna Alicia Medeiros Paulino conta entusiasmada que entrevistou a diretora da unidade, Rita Xavier. Ela também afirma que a diretora estava muito contente com os resultados alcançados pelos projetos, principalmente em relação ao biodigestor.
“Fiquei muito satisfeita com a resposta da diretora Rita, foi uma experiência incrível e diferente. Ia ser muito bom se esse o projeto Jornalismo acontecesse mais vezes com a gente e com os outros alunos da escola”, disse Alicia.
Para colaborar com o Jornal Celso Furtado, o aluno Miguel Valentino Costa elaborou o artigo A Reciclagem, no qual aborda a correta destinação de resíduos e os benefícios dessa prática para o meio ambiente. “Escolhi esse tema para escrever o artigo porque tinha muitas ideias sobre o assunto. Acho que é importante falar sobre isso, mostrar o quanto podemos ajudar tanto a escola quanto o mundo”.
Além de uma crônica sobre os cinco Rs e de fotos para o jornal, o aluno Matheus Machado também entrevistou a coordenadora pedagógica Letícia Alves da Silva. “Ela acredita que os projetos de sustentabilidade da escola são excelentes porque ajudaram os alunos a saber mais sobre reciclagem, alimentação saudável, a evitar desperdícios e a cuidar melhor do ambiente em que estudamos”, disse Matheus.
O aluno Pedro Roldão Brito ficou responsável pelo registro de imagens que, combinadas aos textos das entrevistas e artigos, deram vida ao Jornal Celso Furtado. “Usei o celular para fazer fotos da colheita das alfaces na horta da escola e das entrevistas. Quis mostrar imagens que representassem o que estava acontecendo naquele momento para despertar o interesse dos leitores”, explicou o pequeno fotógrafo, pensando na possibilidade de, um dia, tornar-se profissional.
“Os alunos puderam desenvolver e aprimorar suas habilidades em comunicação verbal e escrita, autoconfiança, trabalho em equipe, desenvolvimento da criatividade, capacidade crítica ao pesquisar e discutir sobre as ações que temos aqui na escola, além da diversão e do prazer em compartilhar a divulgação de todo o trabalho realizado”, observa a coordenadora pedagógica Ana Paula de Nóbrega, parceira de Letícia na coordenação.
Os resultados desse processo investigativo são parte do conteúdo do Jornal Celso Furtado, disponível para leitura em https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/exibir/arquivo/11780/inline/.