Guarulhos Hoje

Prefeitura promove 70% do efetivo da GCM após avaliação de desempenho

O prefeito Guti assinou nesta quinta-feira (31), no Paço Municipal, a portaria que promove verticalmente quase 70% do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos. Quinhentos e oitenta agentes assumirão as posições hierárquicas subsequentes às que estão. Esta é a segunda evolução de carreira dada à categoria pela administração atual, a última em 2019, e acompanha uma série de melhorias de equipamentos, estruturas de trabalho e capacitações.

As progressões, que preveem o aumento de salários, incentivos e benefícios, foram conquistadas após os servidores passarem por avaliações de desempenho desde o início de 2024, mediante o acerto de no mínimo 70% nas provas, e a aprovação nos testes de aptidão física e psicológica para porte de arma.

“Vocês são todos merecedores de ser uma das GCMs mais modernas do país. Reconheço-os e tenho muito orgulho de dizer que juntos construímos uma guarda forte, que ronda os bairros com viaturas modernas, veste uniformes novos, utiliza equipamentos tecnológicos de ponta e monitora a cidade 24 horas por câmeras”, comemorou o prefeito em referência ao fortalecimento da corporação, que nos últimos anos tornou-se aliada das forças policiais estaduais e federais e conquistou para Guarulhos a menor taxa de homicídio entre cidades com mais de um milhão de habitantes, incluindo capitais.

As promoções ocorreram nos três níveis de cargos, o tático, estratégico e o operacional, com exceção de cerca de 130 guardas recém-contratados pelo último concurso, que devem cumprir três anos de estágio probatório como GCMs 3ª classe, e dos inspetores-chefe, que já ocupam o mais alto grau.

“Isso é muito importante para nós, está todo mundo muito feliz porque nós precisávamos e merecemos muito. Então obrigado a todos da guarda pelo carinho, a competência e o apoio”, pontuou emocionada a inspetora-geral Andreia Gonçalves aos aprovados presentes no evento.

Sair da versão mobile