Guarulhos é a primeira cidade no Brasil a aderir ao projeto Estratégia Cidade Amiga da Pessoa com Asma, idealizado pela médica de família Sônia Maria Martin. O projeto busca conscientizar sobre a importância do cuidado adequado da pessoa com asma e implementar ações práticas em cidades-piloto e teve, na manhã desta terça-feira (3), uma oficina inaugural no Adamastor para debater ações intersetoriais voltadas ao tema que reuniu pastas da Prefeitura.
O Brasil apresenta uma das maiores taxas de prevalência da doença na América Latina (de 10,1% a 31,2%, dependendo da região) e a asma é uma condição sensível à atenção primária à saúde (APS). Quando manejada corretamente, é possível reduzir atendimentos de emergência, internações, morbimortalidade e os custos financeiros e sociais relacionados.
Com a adesão ao projeto, Guarulhos almeja alcançar metas significativas, como fortalecer o cuidado da asma na APS, reduzir a morbimortalidade pela doença, incentivar práticas de cuidado eficiente e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A iniciativa coloca o município em destaque como um modelo de atenção à saúde respiratória e sensibilização sobre a importância do manejo adequado da asma.
A idealizadora do projeto Sônia Maria Martin é coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Respiratória na atenção primária à saúde do Centro de Estudos em Saúde Coletiva do Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC.