Guarulhos Hoje

EPG Paulo Autran revela o universo das obras de Ruth Rocha

Divulgação

Ao longo da última semana a EPG Paulo Autran encerrou o Projeto anual VEM – Valores, Entendimento e Mudanças com a apresentação do musical O Jardim de Romeu e Julieta. O espetáculo, protagonizado por alunos do ensino fundamental, encantou as famílias e a comunidade que prestigiaram o evento, que proporcionou uma viagem por meio de histórias e permitiu às crianças se posicionarem criticamente e refletir sobre o seu papel na sociedade.

Idealizado pelas professoras Cássia Peck, Ester Costa Lima e Juliana Saiki em parceria com as professoras Angélica Costa Oliveira, de artes, e Márcia Barbosa Lima, de inglês, a apresentação foi inspirada na obra Romeu e Julieta, da escritora Ruth Rocha. “O projeto foi uma oportunidade de incentivar a leitura de forma significativa, conhecer as obras e a biografia de uma das autoras mais importantes da literatura brasileira e refletir sobre temas como diversidade, valores e cidadania”, destacou Cássia.

Durante a apresentação os educandos falaram sobre as descobertas que alcançaram nesse processo, vivências e interações que conquistaram a partir do universo da escritora. “O trabalho de resgate das obras de Ruth Rocha envolveu os educandos em atividades de leitura e escrita de maneira a integrar os diversos eixos de aprendizagens da proposta curricular, explorando e aprofundando temas como diversidade, valores, empatia e respeito”, explicou a coordenadora pedagógica da EPG Paulo Autran, Andrea Akemi Kagueyama dos Santos.

A coordenadora pontuou ainda que conceitos e valores presentes nas obras de Ruth Rocha contribuem para o despertar do senso crítico nos educandos, sensibilizando-os para a reflexão e mudanças de comportamento acerca de temas e situações cotidianas.

“Por meio desse projeto foi possível propor um diálogo entre as artes, a linguagem, a comunicação e a literatura, promovendo vivências muito significativas para os educandos. Além de viajar pelo mundo das histórias, em cada ensaio eles puderam vivenciar elementos da linguagem teatral e ampliar as possibilidades expressivas”, pontuou a professora Angélica.

Além da apresentação do musical, leituras na biblioteca itinerante e exposição das atividades desenvolvidas ao longo do projeto, houve declamação de Os Direitos da Criança, poema exibido em diversos espaços da unidade escolar.

O educando Edgar Riquelme Antunes Godinho relatou que gostou muito de participar do projeto. “Foi bastante divertido, aprendi vários assuntos importantes, a cápsula do tempo, a biblioteca itinerante da Ruth Rocha e o livro Marcelo, Marmelo, Martelo, que foi o que mais gostei”, contou Edgar. Já o aluno Fernando Lourenço dos Santos justificou a escolha das obras de Ruth Rocha diante de tantos outros. “Nos seus livros aprendemos a respeitar todas as diferenças e que o importante é ser feliz”.

Sair da versão mobile