De ‘Capital Nacional do Esporte Amador’ ao esquecimento

- PUBLICIDADE -

Guarulhos já viveu anos memoráveis no que se refere aos esportes. Grandes nomes surgiram na cidade que, na década de 90, chegou a receber o título de capital do esporte amador. Com o passar dos anos, o município acabou perdendo o protagonismo.

Mas, na memória da população está as edições das Olimpíadas Colegiais Guarulhenses. Elas foram marco na história do município trazendo conquistas e glórias para o esporte amador da cidade. Outras modalidades também têm o reconhecimento dos guarulhenses, quer seja na lembrança ou nos esforços realizados por muitos.

No município estão diversas modalidades esportivas como vôlei, handebol, judô, boxe, caratê, natação, futebol, ginástica artística e tantos outros que movimentam a cidade em busca de retornar os tempos áureos.

Neste ano a prefeitura promoveu uma série de melhorias nos equipamentos esportivos da cidade, atendendo a um pleito antigo dos esportistas que agora poderão usufruir de instalações com maior qualidade.

O Ginásio Bonifácio Cardoso, na Vila Tijuco, recebeu novos materiais esportivos. A Prefeitura de Guarulhos adquiriu um moderno tablado e novos colchões para o local. As benfeitorias fazem parte da revitalização que acontece no espaço, um investimento de R$ 653 mil. Além dessas aquisições, o próprio municipal também conta com uma reforma em andamento que contempla o piso, o telhado e pintura completa. Na área externa foi feita a revitalização da quadra, com a reforma do piso, das arquibancadas, dos vestiários e do alambrado.

O ginásio foi inaugurado em junho de 1992 e desde então é destinado à prática de ginástica artística, acrobática e rítmica. A modalidade artística ganha destaque, atendendo atualmente cerca de 800 crianças e adolescentes na iniciação esportiva e no alto rendimento.

Aguardada há anos, as obras de reforma no Ginásio Paschoal Thomeo, o Thomeozão, também saíram do papel. Com um investimento na casa dos R$ 8 milhões, serviços como pintura geral (interna e externa) do espaço, troca total da cobertura, reforma dos banheiros, dos vestiários, das arquibancadas e do piso da quadra, além de novas instalações elétricas e hidráulicas, foram realizados no local.

A atual gestão realizou diversas ações da área do esporte nos últimos oito anos, como a reforma no piso e no telhado do Ginásio Fioravante Iervolino, a reabertura da piscina e do ginásio do CSE João do Pulo, além da revitalização do seu espaço de artes marciais e de suas quadras externas. O Ginásio da Ponte Grande, palco de duelos relevantes do voleibol nacional, também foi reformado, em parceria com a Vedacit.

Além desses, quadras foram entregues em diversos bairros como no Parque Mikail que recebeu uma com um novo alambrado, arquibancada, piso e pista de skate no entorno do espaço reformado. No Parque Alvorada uma nova quadra de basquete 3×3 foi entregue com pintura e manutenção da praça, reforma do piso, das muretas e do alambrado. Já na Vila Any um campo de grama sintética foi entregue com todo o entorno do espaço recebendo pintura, manutenção e troca do alambrado. O Estádio Cícero Miranda, no Lago dos Patos recebeu um novo gramado sintético. A obra também incluiu a reforma dos vestiários e das arquibancadas.

Cultura espera por investimentos

Guarulhos se destaca no cenário brasileiro com uma vasta produção cultural. Aqui estão produtores, atores, cineastas, escritores e tantos outros que vão construindo a história cultural do município, alcançando os mais diversos públicos.

A cidade conta com equipamentos públicos dedicados a cultura como o Conservatório Municipal, duas orquestras (Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e GRU Sinfônica). Também conta desde 2019 com uma unidade do Sesc, além de diversos pontos de cultura e espaços privados voltados para formação cultural e atividades artísticas.

Em seu calendário oficial a cidade conta com diversas datas comemorativas, em especial a programação cultural da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Bonsucesso e a Procissão do Fogaréu.

No entanto, é uma área que aguarda por mais investimentos municipais, além do apoio da prefeitura para alcançar um número maior de pessoas e atrair a atenção e o apoio dos guarulhenses.

Lazer além do Bosque Maia

O novo prefeito também deverá investir em opções de lazer para os guarulhenses. Atualmente a cidade conta com um parque principal que é o Bosque Maia.

Com área aproximada de 170 mil metros quadrados, o Bosque Maia é considerado o pulmão da cidade. Além disso, o parque é tombado como patrimônio próprio público municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos desde 2000.

O parque conta com diversos espaços de esporte e lazer como uma pista de três quilômetros para a prática de cooper e caminhada, além de trilhas na mata para agradáveis caminhadas. Há, ainda, quadras poliesportivas, quadra de capoeira, pista de skate, academia ao ar livre, além de lagos, campo de areia e praça de eventos.

Guarulhos conta também com outros espaços de áreas verdes como os parques Bom Clima/JB Maciel, Júlio Fracalanza, Transguarulhense e Vilanova Artigas, além do Lago dos Patos.

O Zoológico também é um importante equipamento de lazer e educação. Criado criado em 1981, o local mantém cerca de 400 animais de 100 diferentes espécies, priorizando a fauna nacional com 91% das espécies do plantel sendo nativas.

O Zoo Guarulhos participa de programas de conservação de espécies ameaçadas, bem-estar animal, realiza pesquisas científicas e atividades de educação para conservação da biodiversidade. Os animais recebem cuidados constantes, tanto preventivos como curativos, por uma equipe de biólogos, veterinários e tratadores, incumbidos na manutenção de sua saúde e bem-estar.

- PUBLICIDADE -