Guarulhos permanece como a cidade não capital que mais gerou empregos, mas muitas empresas fecharam as portas

Olivia Villegas
- PUBLICIDADE -

A cidade de Guarulhos mantém o título de cidade não capital que mais gerou empregos em 2024 no Brasil, com um saldo positivo de 19.735 contratações. Os dados, extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que Guarulhos fica atrás apenas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Goiânia (GO). Em outubro o saldo de contratações foi de 2.409, o que também faz o município figurar entre os primeiros do país, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.

O número de contratações é obtido por meio da diferença entre as admissões, 193.225, e dos desligamentos (173.490) entre janeiro e outubro de 2024. O setor que mais contratou foi o de serviços, com o saldo positivo de 9 mil, seguido da indústria (4,9 mil), do comércio (4 mil) e da construção (1,7 mil).

No entanto, o município registrou um alto índice de empresas fechadas. Segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), 9.990 empresas encerraram as atividades entre janeiro e novembro deste ano. O número é superior ao de novas empresas abertas na cidade, que foram 4.026 segundo a Jucesp. Não há dados oficiais sobre o número de desempregados em Guarulhos.

- PUBLICIDADE -