Programa Viva Baquirivu resolverá problemas de enchentes na região

- PUBLICIDADE -

O Programa Viva Baquirivu é uma grande obra que vai mudar para melhor os bairros próximos ao rio Baquirivu-Guaçu. Ele vai resolver um problema antigo de Guarulhos ao possibilitar a diminuição de cheias mediante a ampliação da calha do Baquirivu, a construção de reservatórios e a recuperação de áreas de várzeas com implantação do maior parque linear da cidade.

A maior obra da história de Guarulhos está dividida em três lotes: O lote 1, que compreende os bairros Taboão e Vila das Malvinas; o lote 2, onde estão os bairros Cidade Seródio, Jardim Novo Portugal e Lavras; e o lote 3, no Bonsucesso e Vila Sadokim. Confira a extensão dos trabalhos que estão em andamento.

Além da canalização, sem tamponamento, do rio Baquirivu, que acabará com 80% das enchentes da região, será construído nas margens do rio o maior parque linear da cidade de Guarulhos.
Faz também parte do programa a construção de ciclovia, pista de corrida, melhoria nas vias urbanas e ampliação dos corredores viários de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e a adequação do corredor viário e de ônibus das avenidas Jamil João Zarif e Natália Zarif, entre outras melhorias. Também serão implantados reservatórios (piscinões) ao longo do trecho, que irão colaborar no controle das cheias em épocas de chuvas.

A prefeitura realizou, ainda, um levantamento de fauna ao longo das margens do Rio Baquirivu e desenvolveu os Programas Ambientais, que irão garantir a remoção desses animais e sua recolocação em áreas compatíveis, de modo a permitir o equilíbrio de todo o ecossistema.

Além disso, com a canalização sem tamponamento o fluxo das águas ganhará maior velocidade, diminuindo significativamente o acúmulo de lixo causador do cheiro ruim.

Mesmo antes de sua conclusão as obras no rio Baquirivu já beneficiam os guarulhenses. Neste ano não aconteceram ocorrências graves motivadas por enchentes. As intervenções estão divididas em três lotes pelos 14,5 quilômetros do rio Baquirivu com previsão de entrega de 30 meses.

- PUBLICIDADE -