GCM apreende dez pássaros silvestres em cativeiro ilegal e situação de maus-tratos na Vila São João Batista

- PUBLICIDADE -

Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreenderam no sábado (28) dez pássaros silvestres em cativeiro ilegal na Vila São João Batista. A equipe em patrulhamento preventivo pela rua Anhumas visualizou gaiolas e alçapões expostos em uma residência. Na averiguação, constatou tratar-se de crime ambiental.

Além dos dois canários-da-terra, sete coleirinhas e um tiziu estarem sem as anilhas de identificação do Ibama, apresentavam ainda situação de risco e maus-tratos em gaiolas em péssimo estado de conservação, tendo água e alimentação precárias.

Diante do quadro, o proprietário e os animais foram encaminhados ao 7° Distrito Policial, onde a autoridade de plantão lavrou boletim de ocorrência por crime ambiental, conforme o artigo 32 da lei federal 9.605/98, que classifica como crime o ato de praticar maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, cuja pena é a detenção de três meses a um ano e multa.

Após os procedimentos da Polícia Judiciária, os pássaros silvestres foram encaminhados pela GCM ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras) para atendimento médico veterinário e posterior soltura na natureza.

- PUBLICIDADE -