Ranking internacional destaca Hospital das Clínicas de SP como um dos melhores do mundo


O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), em São Paulo, está entre os melhores hospitais do mundo, pelo terceiro ano consecutivo, segundo o ranking World’s Best Hospitals 2025 da revista norte-americana Newsweek, em parceria com a Statista, empresa de pesquisa global de dados.

O ranking, divulgado no dia 26 de fevereiro, avaliou 2.400 hospitais de 30 países. Na edição de 2025, o HCFMUSP conquistou a 7ª posição no ranking, que conta com 155 hospitais brasileiros e aparece na 210ª colocação na classificação global das 250 melhores instituições do mundo – é o único hospital público brasileiro nesse levantamento.

A pontuação de cada hospital é determinada por um extenso processo de avaliação, que considera pesquisa on-line com milhares de profissionais de saúde, métricas hospitalares de qualidade e segurança, dados sobre a experiência dos pacientes e a implementação de PROMs (Patient Reported Outcome Measures) — questionários padronizados utilizados para medir desfechos clínicos e aprimorar processos. Neste ano, o levantamento também passou a levar em conta a produção científica dos hospitais, destacando tanto a quantidade quanto o impacto das publicações em revistas especializadas.

LEIA TAMBÉM: Hospital das Clínicas de SP realiza 1º transplante de útero entre pacientes vivas bem-sucedido da América Latina

“É sempre um orgulho ser referência e estar entre as principais instituições médicas do mundo, especialmente sendo um hospital público. Seguiremos trabalhando com empenho para oferecer um atendimento de ponta aos nossos pacientes e fortalecer, cada vez mais, a posição de excelência do HCFMUSP em ensino, pesquisa, assistência e inovação no cenário nacional e mundial”, afirmou ao Estadão Edivaldo Utiyama, diretor clínico do HCFMUSP.

- PUBLICIDADE -