Dos 63 infectados pela varíola dos macacos em Guarulhos, 58 são do sexo masculino, enquanto apenas cinco são mulheres – significando uma taxa de 92% de infecção em homens. Hoje, cada região da cidade possui ao menos um contaminado pela doença, sendo que a média de idade para os pacientes é de aproximadamente 33 anos.
Segundo a Secretaria da Saúde, desde a confirmação do primeiro caso na cidade, agosto foi o mês com maior quantidade de casos contabilizados, sendo 34, seguido de julho (17). Em setembro, até está terça-feira (20), 12 casos já foram registrados. Outros 30 ainda estão em investigação.
Apesar do número de casos, até o momento não houve mortes em decorrência da doença, assim como registros de casos graves. Todos os pacientes foram submetidos ao isolamento domiciliar e apresentam um quatro estável.
Anvisa aprova registro de teste para varíola dos macacos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (20) o primeiro registro, no Brasil, de teste para diagnóstico de varíola dos macacos. O kit molecular, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), detecta regiões genômicas dos vírus Orthopox, Monkeypox e Varicella Zoster.
ANS determina que planos cubram teste para varíola dos macacos
O teste para diagnóstico da varíola dos macacos foi incluído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no rol de procedimentos que devem ter cobertura garantida por planos de saúde privados. A medida consta em uma nova resolução normativa aprovada ontem (19).