Inmetro publica nova lista dos veículos mais econômicos

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O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou a lista do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Entre os destaques, há mais modelos híbridos, como o SUV Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid, que foi lançado em julho e pode rodar 30,3 km com um litro de gasolina na cidade. Há ainda o Volvo XC60 e o Jeep Compass 4xe, com autonomia de, respectivamente, 26,7 km e 25,4 km também com um litro de gasolina em uso urbano.

Na lista anterior, publicada no início deste ano, o Toyota Corolla Cross híbrido era o carro mais econômico à venda no Brasil. O SUV médio feito em Sorocaba (SP) une motor 1.8 flexível de 101 cv e dois elétricos de 72 cv, bem como câmbio automático CVT. O conjunto gera 123 cv de potência total combinada. Segundo os dados do instituto, o modelo pode rodar, com gasolina, 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Com etanol, na mesma ordem, são 11,8 km/l e 9,6 km/l.

Os números divulgados pelo Inmetro deixam claro o impacto da eletrificação nos novos carros. Os dados de consumo do Corolla Cross híbrido são ótimos, mas muito abaixo dos obtidos pelos híbridos plug-in.

A grande vantagem dos novatos é a possibilidade de carregamento das baterias em tomadas convencionais, eletropostos e Wallbox. Com essas baterias são grandes, os híbridos plug-in oferecem boa autonomia no modo 100% elétrico. Assim, ao menos em tese, é possível rodar a semana inteira na cidade sem queimar uma única gota de combustível.

Híbridos leves

Outra novidade são os híbridos leves, também chamados de Mild Hybrid ou MHEV. Nesses carros, um pequeno gerador elétrico atua também como alternador. Há ainda bateria auxiliar, de 12 ou 48 volts. Esse sistema contribui para diminuir o consumo, mas não pode mover o veículo sozinho.

Porém, a redução de consumo não é tão grande quanto nos híbridos convencionais e plug-in. Alguns híbridos leves, como o Kia Stonic, por exemplo, têm nota “B” no Inmetro.

O crossover sul-coreano roda 13,3 km na cidade e 13,2 km na estrada com um litro de gasolina. O sistema híbrido leve de 48V é ligado ao motor 1.0 turbo GDI de 120 cv de potência e 20,5 mkgf de torque.

Para comparação, o Chevrolet Onix Plus com motor 1.0 flexível de 82 cv e 10 mkgf roda, respectivamente, 14,3 km/l e 17,7 km/l com gasolina. Com etanol são 10,1 km/l e 12,5 km/l.

Elétrico puro

Segundo dados do Inmetro, o carro mais econômico à venda no Brasil é o JAC e-JS1. O hatch feito na China é tabelado a R$ 159 900.

Conforme a lista, o modelo pode rodar o equivalente a 60,3 km/l na cidade e 52,9 km/l na estrada. Como ele é 100% elétrico, os dados são convertidos para o padrão métrico dos motores a combustão.

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