Aeroporto de Guarulhos se prepara para atender 60 milhões de passageiros

Foto: Ivanildo Porto
- PUBLICIDADE -

Maior terminal da América do Sul, o Aeroporto Internacional de Guarulhos deve receber importantes intervenções nos próximos anos. Até o final da concessão, a GRU Airport deverá realizar investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões (valor real, a preços de 2012, sem considerar inflação acumulada no período) em projetos de infraestrutura que elevarão a capacidade do aeroporto de cerca de 30 milhões de passageiros por ano para aproximadamente 60 milhões, além de melhorias na segurança, na qualidade dos serviços e implantação de novas tecnologias. Segundo a concessionária, somente neste ano, de janeiro a outubro, passaram pelo aeroporto, aproximadamente, 28,1 milhões de passageiros.

Entre as obras que já estão em andamento, há o People Mover, projeto de conexão rápida ferroviária entre a Linha 13 – Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e os terminais de passageiros do aeroporto. Com 2,5 km de extensão e com capacidade de transportar até dois mil passageiros por hora, a interligação contará com quatro estações que trarão comodidade, segurança e agilidade aos passageiros e frequentadores do maior aeroporto da América do Sul. O serviço está sendo executado pelo consórcio AeroGRU, e as operações têm início previsto para abril de 2024.

A GRU Airport também está ampliando a área de embarque doméstico do Terminal 2 em cerca de 2.700 m². Prevista para ser finalizada no primeiro trimestre de 2023, a obra tem por objetivo expandir as áreas comerciais e de circulação, melhorando o fluxo de passageiros e, consequentemente, a experiência do usuário. Para tanto, haverá a implantação de área comercial de 1.900 m², incluindo uma área de espera com vista para o pátio de aeronaves, além do aumento de 800 m² na área de circulação interna entre os píers de embarque do Terminal 2.

Para o início do segundo semestre de 2023, está prevista a finalização da reforma da área de Raio-X, que incluirá mais espaço no setor de espera e disponibilidade de mais equipamentos de segurança.

Além disso, o aeroporto agora tem uma nova área de embarque doméstico no Terminal 2 para oferecer maior comodidade aos passageiros. Localizada na região Oeste do Terminal 2, que abrange cerca de 2.500 m², a nova área de embarque remoto tem o objetivo de otimizar o fluxo de passageiros e ampliar as áreas disponíveis para embarque, ampliando o nível de serviço e o conforto dos usuários. Com isso, houve a adição de seis novos portões de embarque remoto e instalação de mais de 700 assentos, que poderão receber até 1,3 mil passageiros por hora.

- PUBLICIDADE -