Pelo menos uma vez você já parou e fez essa pergunta. Mas afinal de contas, o que compensa mais? O HOJE conversou com diversos profissionais que trabalham em assistências técnicas de vários segmentos em Guarulhos para entender o que é mais vantajoso para o consumidor.
Cada caso tem sua particularidade, mas a economia sempre é o principal fator predominante na hora da decisão. Por mais atraente que possa ser comprar um aparelho novo, há diversos casos onde o preço está cada vez mais alto e acaba não cabendo no orçamento do cliente. Já o conserto se torna mais vantajoso, já que, em média, o reparo custa 30% do preço de um novo.
Mas, além da economia do conserto em relação ao preço de um produto novo, o valor sentimental em alguns casos também é levado em consideração na hora de decisão. Há aparelhos, como os smartphones, em que a troca por um novo acaba não sendo a melhor opção. Os novos têm o tamanho das telas maiores, podem ter um gasto de bateria maior do que o antigo ou o cliente está acostumado a utilizar um modelo e acaba sendo difícil mudar tudo.
No caso da linha branca, como geladeira e máquina de lavar, costuma ter defeitos simples como não degelar ou centrifugar, o que torna o reparo vantajoso.
Não somente o conserto, mas as assistências técnicas trabalham com a manutenção de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, videogames, celulares, ar-condicionado, entre outros, que faz com que a vida útil desses aparelhos seja prolongada, evitando, assim, um gasto extra. Nesses locais há profissionais treinados e certificados que contam com conhecimentos atualizados e instrumentações modernas, tornando o serviço prático e econômico.
Com isso, antes de optar por um novo, vale a pena consultar uma assistência técnica especializada para avaliar o defeito do aparelho.