Entenda a importância do acompanhamento veterinário para a saúde do pet

Freepik
- PUBLICIDADE -

Maria Menezes

A saúde dos animais de estimação demanda atenção e cuidado, por isso se faz importante o acompanhamento com um médico veterinário. Ainda que o animalzinho nunca tenha apresentado sintomas de doenças, é indicado que a visita ao profissional seja feita, ao menos, uma vez ao ano, para o check-up que garanta a saúde dos animais.

De acordo com Carolinne Broglio Deusdado, médica veterinária e especialista em Nefrologia e Urologia do Hospital Omnis Vets, o acompanhamento médico para check-ups é imprescindível para prevenir e diagnosticar precocemente uma possível doença. “O atendimento médico inicia-se com o clínico geral, que vai estudar o histórico do pet, realizar exame físico e solicitar complementares como uma triagem. Em casos de doenças crônicas, graves ou avançadas, ou mesmo casos que o diagnóstico ainda não foi completamente esclarecido, o clínico geral encaminha o paciente para a especialidade que aquele pet precisa. A medicina veterinária tem evoluído muito nos últimos anos, tanto em diagnósticos como em tratamentos, e o médico especialista detém conhecimento aprofundado e atualizado, habilidades e vasta experiência sobre condições médicas específicas, o que favorece ao uso de recursos avançados, diagnósticos precisos, tratamentos mais modernos e eficazes”, diz.

Além dos check-up, os tutores devem ficar atentos as possíveis emergências de saúde. Para isso, em Guarulhos, cães e gatos contam com atendimento 24h no Hospital Veterinário Omnis Vets, que conta com clínica médica e cirúrgica, com 19 especialidades, como dermatologia, cardiologia, odontologista, gastroenterologista, entre outros, além de internações comuns e semi-UTI e realizações de exames laboratoriais, cardiológicos e de imagem.

Ao procurar um atendimento profissional, é importante contar com os serviços de profissionais qualificados e de confiança, já que, assim como os filhos, os animais de estimação passaram a fazer parte da família. A cidade conta com uma série de bons profissionais, entre eles Thiago Rolim Tamassia, médico veterinário da clínica Cumbicão. “É importante fazer o acompanhamento médico do pet pelo menos uma vez ao ano, mas em casos como animais mais idosos, filhotes e que possuem morbidades crônicas a necessidade de atendimento é mais frequência, a depender do caso”, disse.

Tamassia destaca, ainda, a necessidade de exames periódicos, a começar pelos físicos, realizados pelo médico veterinário. “Os exames de rotina podem variar conforme a idade, o sexo e espécie do animal. Com os exames físicos o veterinário já pode identificar algumas morbidades, podendo assim solicitar o mais adequado para o animal, dentre eles o de sangue, imagem, cardiológicos, entre outros. Eles são fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças que podem afetar a qualidade de vida do seu cãozinho”, explica. A Cumbicão oferece serviços como consultas veterinárias, vacinações, realização de castrações e cirurgias eletivas, além de banho e tosa.

- PUBLICIDADE -