Dia do Corretor de Imóveis: a profissão que realiza sonhos  

Freepik
- PUBLICIDADE -

Comemorado neste domingo, o Dia do Corretor de Imóveis passou a ser comemorado em 27 de agosto de 1962, através do decreto de lei nº 4.446 que regulamentou a profissão. A partir disso, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais (Creci’s).

A profissão surgiu no início do século XX, devido a necessidade de auxílio nos processos de compra e venda de imóveis. No Brasil, os primeiros profissionais da área surgiram durante a presidência de Getúlio Vargas e a busca pela oficialização da profissão foi longa.    

A primeira tentativa ocorreu em 1951, quando a proposta de Lei nº 1.185, que pedia a definição legal dos direitos e deveres desses profissionais, foi enviada para o Congresso Nacional. Apesar de ter sido oficializada em 1962, a lei chegou a ser revogada em 1978 por inconstitucionalidade e substituída pelo Decreto nº 6.530 em 4 de agosto de 2008.

A importância dos corretores

Os corretores de imóveis são responsáveis pela realização de um dos maiores sonhos da população: o da casa própria. É através desse profissional que a escolha pelo imóvel desejado é feita, seguindo padrões de segurança, melhores ofertas e com suporte e apoio de alguém que conhece sobre o local e a região desejada. Esse acompanhamento, feito pré e pós-compra, é importante para evitar que dores de cabeça apareçam e o sonho de um lugar próprio se torne um pesadelo.

E não somente para auxiliar na compra do melhor negócio, são esses profissionais que possuem o conhecimento técnico e jurídico para ajudar na venda de um imóvel, com o melhor preço, além de intermediar a negociação para que seja feita sem muitas complicações, de maneira legal e segura.

- PUBLICIDADE -